18042024Qui
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 3pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ASH 2015

Terapia-alvo melhora sobrevida na leucemia mieloide aguda

Richard_M_NET_OK.jpgUm estudo apresentado domingo, 6 de dezembro, por Richard M. Stone (foto), do Dana-Farber Cancer Institute, na Sessão Plenária do ASH, sugere que a midostaurina melhora os resultados em jovens adultos com leucemia mieloide aguda (LMA) com a mutação no gene FLT3 quando adicionada ao regime de quimioterapia padrão.

Por Felipe Pugliesi Jr.

A LMA é uma das formas mais comuns de leucemia adulta. A maioria das aproximadamente 30% dos pacientes com LMA cujas células de leucemia têm uma mutação no gene FLT3 têm um prognóstico particularmente pobre, assim como sua doença tende a ser mais agressiva e está associada com uma maior incidência de recidivas. Enquanto terapias-alvo melhoraram o tratamento para outros tipos de câncer de sangue, houve poucos avanços na LMA.
 
Midostaurina é uma droga experimental que inibe muitas enzimas, incluindo a mutação do FLT3.
 
Este estudo de fase III, multinacional, randomizado, analisou se a adição de midostaurina à quimioterapia padrão melhora a sobrevida em comparação com a quimioterapia padrão isolada em adultos com idades entre 18 e 60 anos com essa mutação.
 
Os pesquisadores randomizaram 717 pacientes adultos com LMA com FLT3 mutado para receber midostaurina (360) em forma de pílula ou placebo (357) em adição à quimioterapia padrão seguido por um ano de terapia de manutenção com a nova droga.
 
O tempo médio para qualquer falha em atingir a remissão, recidiva ou morte em pacientes que receberam midostaurina foi de oito meses, em comparação a apenas três meses no braço de tratamento padrão.
 
A quimioterapia padrão com midostaurina e um ano de terapia de manutenção melhorou significativamente a mediana de sobrevida global (74,7 meses em comparação com 26 meses no grupo que recebeu apenas a terapia standard).
 
Referência:The Multi-Kinase Inhibitor Midostaurin (M) Prolongs Survival Compared with Placebo (P) in Combination with Daunorubicin (D)/Cytarabine (C) Induction (ind), High-Dose C Consolidation (consol), and as Maintenance (maint) Therapy in Newly Diagnosed Acute Myeloid Leukemia (AML) Patients (pts) Age 18-60 with FLT3 Mutations (muts): An International Prospective Randomized (rand) P-Controlled Double-Blind Trial (CALGB 10603/RATIFY [Alliance]) [6

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519