29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

3º Simpósio Oncoclínicas

Avanços e desafios

eric_400x220_bx.jpgEric Winer, diretor do Centro de Câncer de Mama do Dana-Farber Cancer Institute e professor na Harvard Medical School, apresentou a Conferência Magna no 3º Simpósio Internacional do Grupo Oncolínicas. Winer percorreu duas décadas de história, com avanços e desafios que marcaram o cenário do câncer de mama. Assista em vídeo a íntegra da apresentação.

video_cam_icon32.gif

Caminhar nessa linha do tempo significa ter como marco zero o contexto terapêutico dos anos 80, 20 anos atrás, quando o câncer de mama ainda era visto como uma entidade única. Embora a prática de cirurgiões, clínicos e radioterapeutas identificasse variações importantes, não havia até então evidências que sustentassem diferenças moleculares e suas implicações clínicas.

O primeiro passo nessa direção foi dado em 1999, com o trabalho de Charlie Perou e colaboradores (Distinctive gene expression patterns in human mammary epithelial cells and breast cancers). O estudo demonstrou que o câncer de mama é na verdade uma doença complexa e altamente variável em sua histologia, evidenciando a importância de medir a expressão de clusters de genes a partir de testes de imuno-histoquímica e de microarranjos de genes, através dos testes de microarrays.

Assim, a ciência demonstrou que dados de extensas amostras tumorais podem permitir a análise da expressão gênica e identificar diferentes padrões biológicos de câncer de mama. Inaugura-se a era da seleção molecular, em um contexto marcado por profundas transformações. “O câncer de mama é uma família de doenças, cada qual com um padrão bastante característico”, descreveu Winer. “Temos os tumores HER2 positivo, o câncer triplo-negativo e pelo menos dois tumores associados a receptores hormonais, com cerca de 10 subtipos histológicos”, resumiu.
 



Leia mais: Promessas da genômica 
Terapia adjuvante
Neoadjuvância
Quimioterapia em RH+
Doença triplo-negativa




 

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519