18042024Qui
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

San Antonio 2014

IBIS-I: resultados confirmam benefício do tamoxifeno

Dr_Ruffo_freitas_junior.jpgO mastologista Ruffo de Freitas Jr., presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), analisa com exclusividade para o Onconews os resultados de longo prazo do estudo IBIS-I apresentado no San Antonio Breast Cancer Symposium.

A apresentação do estudo IBIS-I pelo epidemiologista Jack Cuzick veio confirmar a grande importância da utilização do tamoxifeno para prevenção primária do câncer de mama.

É sabido que a incidência do câncer de mama continua aumentando em vários países, principalmente naqueles em desenvolvimento. Uma das estratégias utilizadas nas duas última décadas para redução do risco é a utilização de agentes endócrinos, incluindo o tamoxifeno, o raloxifeno, o anastrozol e o exemestano. Para mulheres no menacme, apenas o tamoxifeno tem sido indicado, sendo que as demais medicações são destinadas para mulheres pós menopáusicas com risco elevado para o câncer de mama.

Entende-se como risco elevado mulheres que apresentam, através de modelo matemático, a chance de desenvolvimento do câncer de mama na ordem de 1,7% para os próximos cinco anos ou eventualmente, acima de 10% se considerada toda a vida (modelo de Gail e modelo de Tyrer-Cuzick).

Vários estudos utilizando as quatros drogas acima mencionadas têm demonstrado uma redução do risco de câncer de mama entre 30% e 65%; entretanto sem um seguimento tão longo. Desta forma, havia uma dificuldade na compreensão do que aconteceria em longo prazo para mulheres hígidas que fizeram uso de tais medicações e se nesse cenário haveria justificativa para utilizar essa estratégia de prevenção do câncer de mama de forma medicamentosa.

Essa apresentação feita pelo professor Cuzick em San Antonio confirmou a redução da incidência do câncer de mama em mulheres que utilizaram 20mg de tamoxifeno durante cinco anos, quando comparado às mulheres que não utilizaram a medicação, da ordem de 29%. O estudo apresentado também confirma o efeito carry over uma vez que as mulheres utilizaram o tamoxifeno por cinco anos e o benefício continuou sendo observado após quase vinte anos de seguimento. Outro aspecto que também chamou atenção para esse estudo foi que o número necessário para tratamento (NNT) foi de 22, o que é altamente satisfatório.

Houve, porém, duas informações importantes que surpreenderam de forma negativa. A primeira, que mulheres que estavam utilizando terapia hormonal (uso de esteróides sexuais femininos durante o climatério e após a menopausa) não tiveram o mesmo benefício do tamoxifeno em relação às mulheres que usaram tamoxifeno e que não estavam em uso de terapia de reposição hormonal para o climatério. Esse é um dado que contradiz a idéia inicial do estudo de prevenção italiano, que mostrou um benéfico do uso do tamoxifeno para as mulheres em terapia hormonal, que eram histerectomizadas. Imaginávamos que o tamoxifeno, tendo mais afinidade pelo receptor de estrogênio que boa parte dos estrógenos endógenos e exógenos, poderia gerar uma proteção adequada também para essas mulheres usuárias de terapia hormonal. Outro importante aspecto foi a ausência da redução de mortalidade no grupo de mulheres que fizeram uso do tamoxifeno. Dessa forma, ainda que observada a redução de 29% dos casos de câncer de mama (deve ser dito que a redução ocorreu nos casos de carcinomas de mama receptores hormonais positivos), essa observação de que a mortalidade foi semelhante entre os dois grupos frustra em parte, a expectativa da prevenção do câncer de mama.

Dessa forma, a utilização do tamoxifeno na prevenção do câncer de mama foi efetiva em longo prazo e indica que a medicação deva ser oferecida para todas as mulheres que apresentem risco aumentando para câncer de mama. A paciente deve ser esclarecida sobre a chance real de redução de risco em praticamente 1/3 dos casos, mas que em um seguimento de até 20 anos, não há redução de mortalidade. Deve ser comentada também a possibilidade, ainda que pequena, do aumento da chance do câncer de endométrio e de tromboembolismo, além da redução do câncer de colón.

Enquanto profissionais, cabe a nós orientar nossas pacientes, com base nas evidências científicas mostradas no estudo e acima comentadas, os benefícios e os contrapontos. Mas caberá de fato à mulher a definição se ela fará ou não uso da quimioprofilaxia com tamoxifeno.

Ruffo de Freitas Junior
Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Professor Ajunto da Universidade Federal de Goiás.

 

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519