19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

ESMO 2014

Novos dados no tratamento do câncer colorretal metastático

Colorretal_OK.jpgNovos dados de dois ensaios que avaliam diferentes abordagens de tratamento em câncer colorretal metastático fornecem garantias de que as opções de tratamento atuais são válidas, e confirmam que a caracterização molecular desses tumores é vital para a seleção terapêutica.

Os últimos resultados dos estudos de fase III, randomizados, FIRE-3 e CALGB/SWOG 80.405 foram apresentados no Congresso ESMO 2014, em Madri. Os estudos avaliaram diferentes abordagens para o tratamento de primeira linha em pacientes com câncer colorretal de acordo com o status do gene RAS normal ou selvagem, comparando a adição do bloqueador do receptor de EGFR cetuximabe ou o inibidor de VEGFR bevacizumabe à quimioterapia de combinação.

"Surpreendentemente, o estudo menor FIRE-3 apresentou um ganho de sobrevida global claro com a adição do anticorpo anti-EGFR cetuximabe à quimioterapia FOLFIRI para os pacientes com tumores RAS selvagem”, disse o professor Dirk Arnold, diretor do Departamento de Oncologia Médica, KlinikfürTumorbiologie em Freiburg, na Alemanha.

Os autores do estudo FIRE-3 sugerem que o impacto na redução da carga tumoral, medido em parâmetros como 'redução precoce do tumor "e "profundidade de resposta" (que se refere à diminuição relativa da redução do tumor em relação ao diâmetro inicial) podem ajudar a explicar as melhorias na sobrevida global.

“São dois parâmetros que estão começando a se solidificar um pouco mais em vários estudos, extremamente correlacionados com resposta, com sobrevida, o que me parece extremamente lógico”, afirma Anelisa Coutinho, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG).

Os resultados do estudo CALGB, que não mostraram diferença na sobrevida global com cetuximabe contra bevacizumabe, motivaram dúvidas sobre a melhor opção. “Os resultados sugerem que mais biomarcadores são necessários, além dos testes expandidos de RAS, para determinar a melhor estratégia de tratamento em câncer colorretal metastático”, declarou Arnold na conferência europeia.

Para a oncologista brasileira, os estudos CALGB e FIRE- 3 possuem algumas diferenças que tornam quase impossível a comparação entre eles, a começar pelos quimioterápicos. “O CALGB considerou a escolha do próprio médico, e mais de 70% fizeram o FOLFOX com o anticorpo monoclonal. No FIRE-3, ao contrário, todos os pacientes usaram FOLFIRI junto com o anticorpo monoclonal”, explica.

Mais opções de tratamento

Os resultados confirmam que as duas estratégias de tratamento são uma opção válida, uma vez que ainda não foi identificado o biomarcador preditivo final para escolha do tratamento ideal em câncer colorretal metastático. Além disso, é preciso considerar outros fatores adicionais ao escolher o tratamento mais adequado para um paciente.
Em termos de biologia molecular, o teste RAS parece ser apenas o começo. A expectativa para o futuro é ter definições de biomarcadores mais precisos em câncer colorretal metastático.

Realmente, as respostas não são simples, e a escolha do tratamento de primeira linha mais adequada no câncer colorretal continua a ser uma decisão complexa e multifatorial. No entanto, cada uma das estratégias analisadas resultou em uma sobrevida global de mais de 30 meses, em todos os grupos de tratamento, em ambos os ensaios.

Para Anelisa, o resultado foi muito benéfico por permitir escolhas, que vão ser direcionadas conforme o perfil do paciente, suas comorbidades, objetivos do tratamento, se o tumor é ou não ressecável, se precisa de uma resposta mais rápida. “E é possível oferecer o outro anticorpo na progressão. O ideal é que o paciente seja submetido a todas as opções terapêuticas, porque certamente a sobrevida vai ser maior”. Ou seja, controvérsias à parte, quem ganha é o paciente, que tem mais de uma opção de tratamento.

Referências:

Abstract: 501O
CALGB/SWOG 80405: PHASE III trialofirinotecan/5-FU/leucovorin (FOLFIRI) oroxaliplatin/5-FU/leucovorin (mFOLFOX6) withbevacizumab (BV) orcetuximab (CET) for patients (pts) withexpandedrasanalysesuntreatedmetastaticadenocarcinomaofthecolonorrectum (MCRC). H. Lenz, US

Abstract LBA10
CALGB/SWOG 80405: Outcomeofpatientstreatedwithcurativeintent. A. Venook, US

Abstract LBA11
Independentradiologicalevaluationofobjective response rate, early tumor shrinkage, anddepthof response in FIRE-3 (AIO KRK-0306). S. Stintzing, Germany



 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519