28032024Qui
AtualizadoQua, 27 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estudo de mundo real deve retratar o cenário do câncer de mama RH+ HER2- no Brasil

gustavo werutsky 21 bxLatin American Cooperative Oncology Group (LACOG) espera incluir 300 participantes em um estudo observacional que pretende levantar dados de mundo real (real world data) no tratamento de primeira linha do câncer de mama metastático receptor hormonal positivo, HER 2 negativo. Este estudo foi um dos selecionados para suporte pelo Programa BRAVE com apoio da Novartis Brasil.

O estudo deve considerar pacientes com câncer de mama receptor hormonal positivo, HER 2 negativo, com doença metastática de novo ou recorrente, diagnosticadas de janeiro de 2018 a dezembro de 2020.

O estudo (LACOG 0221 – BRAVE) tem como principal investigador o oncologista Gustavo Werutsky (foto) e será realizado em até 15 Hospitais e Clínicas de diversas regiões do Brasil, tanto públicas quanto privadas, para atingir a meta de recrutamento, buscando equilíbrio na distribuição geográfica para fortalecer a representação da população brasileira. A previsão é consolidar os resultados até setembro de 2022.

"Nosso objetivo é descrever as características das pacientes, tratamento recebido em primeira linha e verificar qual a distribuição do tipo de terapia sistêmica ao longo destes 3 anos", esclarece Werutsky. Em um artigo de revisão deste ano, Werutsky e colegas demonstraram uma alta proporção de uso de quimioterapia em primeira linha, em diversos países do mundo, para pacientes com câncer de mama metastático HR+ HER2- e uma tendência a um maior uso de inibidores de CDK 4/6 nos últimos anos (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33992526/). "Queremos descrever a realidade brasileira com dados atuais", conclui.

Informações na ClinicalTrials.gov: NCT05034393.

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519