29022024Qui
AtualizadoQua, 28 Fev 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estudos clínicos

MADONNA: caracterização molecular e epidemiológica do câncer endometrial no Brasil

alexssandra santosAlexssandra Lima Siqueira dos Santos (foto), do INCA, é a principal investigadora do estudo MADONNA, que busca estabelecer a caracterização molecular e epidemiológica do câncer endometrial no Brasil. O estudo (NCT06014580) está aberto para recrutamento e prevê a inscrição de 282 participantes.

De acordo com o protocolo, são elegíveis mulheres com idade ≥18 anos diagnosticadas com carcinoma endometrial entre janeiro de 2016 e dezembro de 2019, com doença estágio I-IV (FIGO) e presença de amostra de tecido tumoral (tumor primário ou metástase) disponível para teste de biomarcadores.

O estudo é realizado pelo Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG), com colaboração da GSK. A previsão é concluir a pesquisa até setembro de 2025. “Uma avaliação dos aspectos moleculares e epidemiológicos do câncer de endométrio no Brasil é necessária para compreender a alta frequência da doença avançada. A melhor compreensão da situação atual gerará dados essenciais para o desenvolvimento futuro de programas cooperativos nacionais ou internacionais que visam melhorar os resultados nestes pacientes e gerar conhecimento adicional para os tão necessários ensaios clínicos nesta população”, descreve o protocolo.

ClinicalTrials.gov Identifier: NCT06014580

Referência: Molecular and Epidemiological Characteristics of Endometrial Cancer in Brazil

 
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
LIBBS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519