28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estudos clínicos

Brazilian Total Neoadjuvant Therapy Trial

Diogo Bugano NET OKO oncologista Diogo Bugano (foto), coordenador médico do Hospital Municipal Vila Santa Catarina e oncologista do Hospital Albert Einstein, é principal investigador de estudo que avalia se uma estratégia totalmente neoadjuvante pode mudar o padrão de tratamento para câncer retal localizado. A hipótese dos pesquisadores é de que o uso de uma quimioterapia altamente ativa com FOLFIRINOX durante as 12 semanas entre o final da radioterapia e a avaliação para a cirurgia pode aumentar as taxas de resposta completa e, portanto, permitir que mais pacientes sejam poupados do tratamento cirúrgico para amputação retal.

Neste protocolo, os pesquisadores descrevem que a terapia padrão para câncer retal localizado inclui quimioterapia e radioterapia, seguida por um período de 7 a 12 semanas, cirurgia e quimioterapia adjuvante por 3 a 6 meses. “Embora esse protocolo alcance altas taxas de cura, muitos pacientes precisam de amputação retal com colocação de colostomias definitivas. Cerca de 10-20% dos pacientes apresentam resposta clínica completa à quimio-radiação e nenhum tumor pode ser encontrado na peça cirúrgica. Esses pacientes podem ser acompanhados com vigilância rigorosa e dispensados de cirurgia”, argumentam.

O estudo está aberto a recrutamento e pretende inscrever 150  pacientes com câncer retal localmente avançado que completaram a quimio-radioterapia convencional de 54Gy com capecitabina, randomizados 1:1 para integrar o grupo de intervenção com a terapia neoadjuvante total (TNT) ou o grupo controle.

Pacientes no grupo TNT vão receber 4 ciclos de quimioterapia com FOLFIRINOX (5-FU, irinotecano, oxaliplatina) entre o fim da quimio-radioterapia e o re-estadiamento para definir os cuidados posteriores. Todos os pacientes serão re-estadiados com colonoscopia e ressonância magnética pélvica 12 semanas após o final da quimio-radioterapia. Aqueles com resposta clínica completa serão realocados em um protocolo de watch-and-wait com acompanhamento a cada 2 meses e avaliação semestral por imagens (MRI pélvica e sigmoidoscopia). Aqueles com tumores residuais serão submetidos à ressecção com excisão total do mesorreto. Pacientes com "resposta quase completa", conforme definido por um conselho multidisciplinar, serão re-estadiados na semana 16 ou 18 após a quimio-radiação antes de serem submetidos à cirurgia. A quimioterapia adjuvante será realizada de acordo com o padrão local de atendimento”, descreve o protocolo.

"Recentemente, muitos estudos têm demonstrado vantagens de protocolos de neoadjuvância total. Por incluir uma quimioterapia mais ativa - o FOLFIRINOX - e por ter um protocolo padrão de manejo de respostas completas ou quase completas, este estudo tem o potencial de atingir as maiores taxas de preservação de esfincter na literatura", observa Bugano. "Em breve, o estudo será expandido para outros centros no Brasil", acrescenta.

O estudo é patrocinado pelo Hospital Israelita Albert Einstein e conta com a colaboração do Ministério da Saúde.

ClinicalTrials.gov Identifier: NCT05081687

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519