20102021Qua
AtualizadoQua, 20 Out 2021 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Estudos clínicos

Intervenção mindfulness em pacientes com câncer renal metastático

cristiane bergerot oficial bxA psico-oncologista Cristiane Bergerot (foto), do Instituto Unity de Ensino e Pesquisa e do Centro de Câncer de Brasília (CETTRO), foi contemplada com um grant internacional para a realização de pesquisa que avalia o uso de um aplicativo baseado na intervenção mindfulness para pacientes com câncer renal metastático no Brasil.

Oferecido pela Kure It Cancer Research, o valor do subsídio é de 125 mil dólares.

“Esse é um projeto inovador e de grande impacto na assistência a pacientes com câncer. Estudos comprovam a aceitação, a viabilidade e o benefício clínico de intervenções psicossociais via internet, particularmente para pacientes diagnosticados com câncer avançado. Esse modelo de intervenção amplia o acesso ao tratamento psicológico e reduz custo e barreiras encontradas para o tratamento presencial”, explica.

Cristiane observa que existem evidências de que essa intervenção mindfulness via internet reduz sintomas de ansiedade e de depressão e melhora os efeitos colaterais do tratamento e os sintomas da doença como fadiga e dor, por exemplo.

Critérios de inclusão:

- Diagnóstico de câncer renal verificado por citologia ou patologia;
- Evidência de doença metastático;
- Programação para início de tratamento com imunoterapia;
- Ter um smartphone com acesso à internet;
- Não ter transtorno depressivo maior, transtorno bipolar ou outro transtorno psiquiátrico;
- Não ter praticado meditação uma ou duas vezes por semana no último ano;
- Não ter participado de um programa de Mindfulness Based Stress Reduction ou Mindfulness Based Cognitive Therapy nos últimos 5 anos.

Os pacientes elegíveis serão incentivados a participar das atividades no aplicativo por 20-30 minutos todos os dias, por um mínimo de 4 dias por semana, durante um período de 4 semanas. O engajamento dos participantes será monitorado diariamente, e os resultados serão avaliados usando questionários com validação psicométrica em quatro momentos do tratamento.

“Neste estudo, iremos investigar não apenas a eficácia dessa intervenção em pacientes com câncer renal metastático, mas também os mecanismos de eficácia, incluindo alterações nos sintomas emocionais e aceitação desse modelo de intervenção. Essa intervenção foi desenvolvida especificamente para pacientes com câncer, seu conteúdo é específico para essa doença e atualmente está disponível em inglês, francês, mandarim, holandês e alemão”, afirma.

Segundo a especialista, o trabalho tem o potencial de fornecer uma base sólida para inserção dessa intervenção mindfulness no tratamento de inúmeros pacientes com câncer no Brasil. “Vamos traduzir esta intervenção para o português, validar e testar a eficácia em pacientes com câncer renal metastático. À medida que novos tratamentos contribuem para a melhoria da sobrevida desses pacientes, é importante garantir também a qualidade de vida dessa população”, observa Bergerot.

Fundada em 2007, a Kure It Cancer Research tem como objetivo ajudar a eliminar o déficit de financiamento da pesquisa do câncer renal e outros tipos de câncer subfinanciados. Até o momento, a organização arrecadou mais de 10 milhões de dólares.

Para inscrever seus pacientes, os médicos devem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O recrutamento deve iniciar no final do primeiro semestre de 2021.

Publicidade
Outubro Rosa A.C.Camargo 2021
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
https://xperienceforumoncologia21.com.br/
Publicidade
MERCK
Publicidade
SANOFI
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
300x250 ad onconews200519