28112020Sáb
AtualizadoSex, 27 Nov 2020 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

Estudos clínicos

SABR + imunoterapia no câncer de pulmão inicial

gustavo schvartsman 19O oncologista Gustavo Schvartsman (foto) é o principal investigador de estudo de Fase II patrocinado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O objetivo é determinar a resposta patológica completa da combinação de radioterapia estereotática ablativa (SABR) e nivolumabe como tratamento neoadjuvante em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas em estágio inicial. O estudo está aberto a recrutamento, com a previsão de incluir 30 participantes.

O câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) em estágio inicial (EC1) tem até 30% de risco de recaída em 5 anos, o que ajuda a dimensionar a importância de estratégias de tratamento mais eficazes. Neste ensaio, os participantes inscritos receberão SABR + nivolumabe padrão na dose de 360 mg a cada 21 dias por 3 ciclos. A cirurgia estereotática será realizada 10 semanas após a última dose de radioterapia.

"Hoje a radioterapia ablativa é o tratamento padrão para câncer de pulmão inicial quando a cirurgia não pode ser realizada. Porém, sabe-se que, apesar do bom controle local, a doença comumente apresenta recidiva regional ou à distância. Ademais, pode ser um desafio determinar radiologicamente a eficácia local do tratamento radioterápico, pelas alterações actínicas. Em um estudo, a resposta patológica completa foi de apenas 60% após radioterapia, quando o paciente era operado após 10 semanas. Visamos com esse estudo determinar a resposta patológica do tratamento radioterápico em combinação com nivolumabe, a fim de aumentar essa resposta para 84%, e diminuir a taxa de recidiva. Uma série de estudos translacionais serão realizados para identificar biomarcadores de resposta e mecanismos de resistência", explica Schvartsman.

A expectativa é consolidar os dados em junho de 2023.

ClinicalTrials.gov: NCT04271384

Stereotactic Ablative Radiotherapy in Combination With Nivolumab for Early-Stage Operable Non-Small Cell Lung Cancer: a Phase 2 Study

Sponsor: Hospital Israelita Albert Einstein

Contato: Gustavo Schvartsman - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicidade
banner pfizer 2018 institucional 300x250px
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
banner libbs2019 300x250
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner astellas 2019 300x250
Publicidade
Zodiac
Publicidade
Astrazeneca
Publicidade
IBCC
Publicidade
300x250 ad onconews200519