25042024Qui
AtualizadoQui, 25 Abr 2024 4pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Drops de genômica

Entendendo a bioinformática

Murad 2019 bxO oncologista André Murad (foto) discute a bioinformática, um campo interdisciplinar que combina biologia molecular e ciência da computação. Confira, em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’. 

Por André Marcio Murad*

Sequências completas do genoma já foram determinadas para vários organismos, incluindo o humano, e muitos projetos e análises adicionais estão em andamento. Esses estudos estão produzindo enormes quantidades de dados adicionais de sequência genômica, trancriptômicae proteômica. Portanto, catalogar, armazenar, recuperar e analisar esse enorme conjunto de dados são grandes desafios da genética moderna.

A bioinformática é um campo interdisciplinar que combina biologia molecular e ciência da computação; centra-se no desenvolvimento de bancos de dados, algoritmos de busca por computador, software de predição de genes e outras ferramentas analíticas utilizadas para dar entendimento aos dados obtidos pelo sequenciamento de DNA, RNA e das proteínas.  

A bioinformática é uma subdisciplina da biologia e da ciência da computação preocupada com a aquisição, armazenamento, análise e disseminação de dados biológicos, na maioria das vezes, sequências de DNA, RNA e aminoácidos. A bioinformática usa programas de computador para uma variedade de aplicações, incluindo determinar funções de genes e proteínas, estabelecer relações evolutivas e prever as formas tridimensionais das proteínas.

A Bioinformática desenvolve e aplica essas ferramentas para “garimpar os dados”; ou seja, essas ferramentas extraem as informações úteis de projetos de sequenciamento. O desenvolvimento e uso de algoritmos e softwares de computador para análise de dados de sequência ajudaram a tornar a biologia molecular um campo mais quantitativo. O armazenamento de dados de sequência em bancos de dados online disponíveis publicamente permite que cientistas e estudantes de todo o mundo acessem esse recurso, que a cada dia se torna de crescente e extraordinária utilidade.

drops bioinformatica bx

*André Murad é diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, professor adjunto coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG, e oncologista e oncogeneticista da CETTRO Oncologia (DF)
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519