23042024Ter
AtualizadoTer, 23 Abr 2024 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Drops de genômica

FDA reconhece o OncoKB como o primeiro banco de dados de marcadores tumorais

Murad 2019 bxA agência Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu seu primeiro reconhecimento de uma base de dados em oncologia de precisão ligando biomarcadores genéticos a tipos específicos de câncer - a Base de Conhecimento de Oncologia do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (OncoKB). O oncologista André Murad comenta a decisão, em um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’.

Por André Marcio Murad*

O OncoKB foi lançado em 16 de maio de 2017, com a publicação de um artigo de Chakravarty e colegas no JCO Precision Oncology. Na época, o banco de dados ostentava níveis de evidência selecionados à mão para mais de 3 mil alterações em 418 genes associados ao câncer e 19 tipos de câncer. A lista agora é de 5685 alterações em 682 genes em 127 tipos de câncer. Em outubro passado, o OncoKB se tornou o primeiro banco de dados de mutação de tumores a ser incluído no programa de reconhecimento de banco de dados do FDA. Médicos ou pesquisadores podem avaliar as evidências ligando combinações de cânceres, biomarcadores genéticos e drogas por meio de uma interface simples.

O FDA atribui três níveis de evidência às variantes genéticas nas submissões regulatórias que recebe. O FDA Nível 1 é reservado para diagnósticos associados aprovados para terapias direcionadas; o FDA Nível 2 é atribuído a mutações de câncer com evidência de significância clínica; e o FDA Nível 3 indica mutações de câncer com potencial significado clínico. A zona do OncoKB reconhecida pela FDA atualmente lista 46 genes acionáveis ​​em 40 tipos de câncer com evidência de nível 2 da FDA e 38 genes acionáveis ​​em 33 tipos de câncer com evidência de nível 3 da FDA.

Existem outros bancos de dados disponíveis, embora ainda não reconhecidos pelo FDA, como CBioPortal, MyCancerGenome, the Precision Medicine Knowledge Base, Cancer Genome Interpreter, Cancer Driver Log e o Tumor Portal.

oncokb bx 

*André Murad é diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, professor adjunto coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG, e oncologista e oncogeneticista da CETTRO Oncologia (DF)
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519