29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Drops de genômica

Enzimas APOBEC no mecanismo de edição do mRNA

Murad 2019 bxO oncologista André Murad (foto) explica a APOBEC (enzima de edição de mRNA de apolipoproteína B, semelhante a polipeptídeo catalítico), uma família de citidina desaminases evolutivamente conservadas. Confira, em mais um tópico da coluna Drops de Genômica.

Por André Murad* 

Um mecanismo de geração de diversidade de proteínas é a edição de mRNA. Os membros desta família são enzimas de edição C (citidina) para-U (uracil). O domínio N-terminal de proteínas do tipo APOBEC é o domínio catalítico, enquanto o domínio C-terminal é um domínio pseudocatalítico. Mais especificamente, o domínio catalítico é um domínio de citidina desaminase dependente de zinco, e é essencial para a desaminação de citidina. 

A edição de RNA por APOBEC-1 requer homodimerização e este complexo interage com proteínas de ligação de RNA para formar o editossomo. Em humanos/mamíferos, estas enzimas ajudam na proteção contra infecções virais. Adicionalmente, quando desreguladas, essas enzimas são a principal fonte de mutação em vários tipos de câncer. 

Os genes humanos que codificam membros da família de proteínas APOBEC incluem: APOBEC1, APOBEC2, APOBEC3A, APOBEC3B, APOBEC3C, APOBEC3D (agora chamada de APOBEC3E), APOBEC3F, APOBEC3G, APOBEC3H, APOBEC4, Citidina-desaninase induzida por ativação (AID). 

APOBEC3A e APOBEC3B, citidina desaminases da família APOBEC, estão entre os principais fatores causadores de mutações em cânceres humanos. APOBEC desamina citosinas em DNA de fita simples (ssDNA). Uma fração das mutações induzidas por APOBEC ocorre como clusters no DNA de fita simples produzidos durante o reparo de quebras de fita dupla (DSBs). No entanto, as propriedades dos 87% restantes das mutações induzidas por APOBEC não agrupadas, a fonte e onde ocorre a distribuição genômica do ssDNA são desconhecidas.  

Ao analisar bancos de dados genômico e exômico de vários tipos de câncer, mostrou-se que mais de 33% das mutações induzidas por APOBEC dispersas ocorrem na fita retardada durante a replicação do DNA, desvendando-se assim a principal fonte de ssDNA direcionada por APOBEC no câncer.

201022 drops abopec jpg

*André Murad é diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, professor adjunto coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG, e oncologista e oncogeneticista da CETTRO Oncologia (DF)
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519