25042024Qui
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Estudo brasileiro discute técnica cirúrgica no câncer de mama

SILVIO BROMBERG NET OKA técnica de incisão única desenvolvida no Brasil pelo mastologista brasileiro Sílvio Bromberg (foto) é uma cirurgia oncoplástica destinada a remover tanto o tumor quanto o linfonodo sentinela, com segurança oncológica e cosmética superior comparada à cirurgia conservadora convencional. Os resultados iniciais foram publicados em 2018 e agora serão apresentados em sessão oral na conferência anual do TARGIT Collaborative Group, dia 8 de fevereiro, em Orlando, EUA.

“A incisão única proporciona melhores resultados estéticos comparada à técnica convencional com duas incisões, sem diferenças na incidência de complicações ou eventos de recorrência”, diz Bromberg, professor da disciplina de Mastologia da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e mastologista titular do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Em Orlando, a experiência apresentada pela equipe brasileira combina a abordagem videoassistida com o uso de Intrabeam, a radioterapia intraoperatória reconhecida por melhores desfechos estéticos.

Para comparar a segurança oncológica e os resultados estéticos entre a técnica de incisão única e a cirurgia conservadora de mama convencional, a equipe brasileira publicou em 2018 na Plos One os resultados da primeira análise retrospectiva. Entre os desfechos avaliados foram comparados o volume mamário removido, tempo cirúrgico, número de linfonodos dissecados e complicações cirúrgicas como seroma, infecção e deiscência da ferida operatória, além de deformidades, retrações e sequelas estéticas subsequentes.

Nesta primeira análise, foram avaliados 60 pacientes com câncer de mama inicial operados por cirurgia conservadora de mama convencional (N = 26) ou pela técnica de incisão única (N = 34), entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015. Não foram observadas diferenças em relação às complicações cirúrgicas nas coortes avaliadas e o volume mamário removido foi significativamente menor no grupo de incisão única, bem como o tempo cirúrgico e o número de linfonodos dissecados. Os resultados cosméticos também favoreceram o grupo operado por incisão única.

A seleção de pacientes para a técnica menos invasiva considera diferentes critérios, a começar da doença inicial, lesão única com tumores de até 25 mm e linfonodos axilares clinicamente negativos. As contraindicações à abordagem de incisão única são radioterapia prévia da mama, doença do tecido conjuntivo envolvendo pele, tumores maiores que 5 cm sem quimioterapia neoadjuvante e margens patológicas focalmente positivas.

Agora, a atualização que será tema de apresentação oral em 2019 considera um número maior de pacientes abordadas cirurgicamente pela técnica de incisão única, desta vez em combinação com a radioterapia Intrabeam. “Estamos preparando nova publicação em periódico de alto impacto com a descrição de 94 casos operados por técnica minimamente invasiva, através da incisão única”, sinaliza Bromberg.


Evidências

Vários estudos randomizados mostraram que a mastectomia com dissecção axilar é equivalente à cirurgia de conservação da mama com dissecção axilar e irradiação total da mama, para a maioria das mulheres com doença inicial (estágio I/II). A opção conservadora é reconhecidamente menos invasiva, mais rápida e mais estética, mas a técnica de incisão única dificulta o procedimento diante do limitado espaço para a visualização e ressecção, exigindo maior experiência do cirurgião.

Para avaliação comparativa da nova técnica cirúrgica, os pacientes receberam 0,2 mL de dextran injetável marcado com radiotraçador (tecnécio - Tc99m) aproximadamente 4 horas antes do procedimento cirúrgico. Os linfonodos sentinela não palpáveis ​​foram identificados por meio de rastreamento com Gamma-Probe. “No grupo de incisão única, usamos o retrator de ferida (modelo XS) e bisturi elétrico monopolar para as dissecções. Durante a cirurgia, foi realizada uma única incisão periareolar envolvendo metade da circunferência da aréola, ou incisão única de 4 a 7 centímetros de comprimento no sulco mamário, quando o diâmetro da aréola foi inferior a 3 centímetros”, descreve Bromberg. Um único paciente foi abordado por via axilar

Após a incisão, a equipe de cirurgia criou uma bolsa cutânea na borda da ferida cirúrgica para inserir o retrator, o que permitiu melhorar a exposição da área cirúrgica. Sobre o retrator da ferida foram utilizados, ainda, retratores longos e iluminados, além de um aspirador de fumaça para melhorar a visibilidade. “Continuamos a dissecação da bolsa cutânea através da fáscia superficial, retirando o tecido glandular até que a área do tumor pudesse ser acessada”, prossegue Bromberg. “Dissecamos a lesão e todo o tecido adjacente”, explica o cirurgião.

Para garantir a segurança oncológica, após a remoção da lesão com garantia de bordas adequadas, as margens foram ampliadas por shaving.

A experiência brasileira começou a ser desenhada a partir de uma visita de Bromberg ao Kameda Medical Center, o principal centro de tratamento de câncer de mama do Japão, onde a equipe do Departamento da Mastologia chefiada por Eisuke Fukuma já utilizava técnicas videoassistidas para o tratamento cirúrgico do câncer de mama. “A maioria das orientais têm mamas pequenas, muitas vezes sem sulco inframamário delimitado, e desejam o menor número possível de cicatrizes.Percebi que poderia transpor aquela técnica e adaptá-la a nossa realidade, com o conceito de cirurgia minimamente invasiva”, conclui o especialista brasileiro.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519