24032019Dom
AtualizadoSáb, 23 Mar 2019 9pm

banner_freud_adv_468x60.jpg

SUS incorpora sunitinibe e pazopanibe no tratamento do carcinoma renal de células claras metastático

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) decidiu rever sua recomendação preliminar e incorporar os medicamentos sunitinibe e pazopanibe no SUS para o tratamento do carcinoma renal de células claras (CRCC) metastático em pacientes virgens de tratamento. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nº 249 e reflete a importância das contribuições realizadas à Consulta Pública.

De acordo com o relatório da CONITEC, a maior parte das contribuições foi realizada por profissionais de saúde, com argumentos que enfatizaram a eficácia e segurança de sunitinibe e pazopanibe em relação ao IFN-α para o tratamento do CRCC metastático. “As contribuições de experiência ou opinião ressaltaram pontos como a qualidade de vida dos pacientes tratados com as tecnologias avaliadas e a necessidade do tratamento do CRCC no SUS. A CONITEC entendeu que houve argumentação suficiente para alterar sua recomendação inicial”, registra o relatório.

O carcinoma de células renais (CCR) é o tipo mais comum de câncer de rim. Cerca de 90% dos tumores renais são CCR, e entre estes, 70 a 80% são tumores de células claras. O câncer renal representa de 2 a 3% das neoplasias malignas do adulto e sua incidência anual tem aumentado 2% mundialmente. No Brasil, a incidência é de 7 a 10 casos por 100.000 habitantes nas regiões mais desenvolvidas.

Em pacientes com carcinoma renal de células claras metastático sem tratamento sistêmico anterior, evidências mostram que o uso de sunitinibe ou pazopanibe versus tratamento sistêmico com citocinas proporciona benefícios quanto à sobrevida global (SG), sobrevida livre de progressão (SLP), com melhor perfil de toxicidade.

Leia mais:

Sunitinibe e pazopanibe no câncer renal

Incorporação de sunitinibe ou pazopanibe no SUS para câncer renal metastático

Sunitinibe ou pazopanibe no SUS para câncer renal metastático


Publicidade
banner astellas2018 v1
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
banner teva inst 300x250
Publicidade
banner abbvie2018 300X250p