28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Atualização das diretrizes do teste HER2 no câncer de mama

Wolff NET OK 2Um painel de especialistas atualizou as diretrizes do teste HER2 em câncer de mama recomendadas pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica/Colégio Americano de Patologistas. Publicada no Journal of Clinical Oncology, a atualização tem como primeiro autor o oncologista brasileiro Antonio Wolff (foto), médico do Serviço de Mama da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, e chefe do Comitê de Mama do grupo de pesquisa ECOG-ACRIN.

 

Para a elaboração do documento, foi realizada uma revisão da literatura publicada sobre o tema, e considerados os resultados de uma pesquisa sobre a frequência observada de padrões menos comuns de hibridização in situ (HSI). 

Recomendações

A imunohistoquímica (IHC) 2+ foi definida como câncer de mama invasivo com coloração de membrana completa fraca a moderada observada em> 10% das células tumorais. O documento também afirma que se o resultado inicial do teste de HER2 em um espécime de core biopsia de um câncer de mama primário for negativo, um novo teste de HER2 pode (não “deve”) ser solicitado no espécime de excisão com base em critérios clínicos específicos.

O algoritmo de teste HER2 para câncer de mama foi atualizado para abordar o procedimento recomendado para cenários clínicos menos comuns (aproximadamente 5% dos casos) observados ao usar um ensaio ISH de sonda dupla. Estes cenários são descritos como grupo ISH 2 (razão entre a sonda de numeração cromossômica 17 [CEP17]/HER2 ≥ 2,0; número médio de cópias HER2 <4,0 por célula), grupo ISH 3 (razão HER2/CEP17 <2,0; número médio de cópias HER2 ≥ 6,0 sinais por célula), e grupo ISH 4 (relação HER2 / CEP17 <2,0; número médio de cópias de HER2 ≥ 4,0 e <6,0 por célula).

A abordagem diagnóstica inclui critérios de interpretação mais rigorosos para ISH e requer a revisão concomitante da IHC para os grupos 2 a 4 da ISH de sonda dupla para chegar à designação de status HER2 mais precisa (positiva ou negativa) com base na interpretação combinada dos ensaios ISH e IHC. O Painel de Especialistas recomenda que os laboratórios que usam ensaios ISH com sonda única incluam a revisão concomitante da IHC como parte da interpretação de todos os resultados do ensaio ISH com sonda única.

Referência: Human Epidermal Growth Factor Receptor 2 Testing in Breast Cancer: American Society of Clinical Oncology/College of American Pathologists Clinical Practice Guideline Focused Update - Antonio C. Wolff, M. Elizabeth Hale Hammond, Kimberly H. Allison, Brittany E. Harvey, Pamela B. Mangu, John M.S. Bartlett, Michael Bilous, Ian O. Ellis, Patrick Fitzgibbons, Wedad Hanna, Robert B. Jenkins, Michael F. Press, Patricia A. Spears, Gail H. Vance, Giuseppe Viale, Lisa M. McShane, and Mitchell Dowsett - DOI: 10.1200/JCO.2018.77.8738 Journal of Clinical Oncology 36, no. 20 (July 10 2018) 2105-2122.


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519