28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 2pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Consenso propõe novo sistema de classificação das neoplasias

As neoplasias mudam ao longo do tempo através de um processo de evolução celular impulsionado por alterações genéticas e epigenéticas. A ecologia do microambiente de uma célula neoplásica determina quais mudanças proporcionam benefícios adaptativos. Estudo publicado na Nature Review1 mostra a importância desses processos evolutivos e ecológicos na compreensão do câncer e propõe classificar os tumores com base em dois novos índices, o índice Evo (evolutivo) e o índice Eco (ecológico), que consideram a diversidade das células neoplásicas e a heterogeneidade do ambiente intratumoral.

 

A proposta deste sistema de classificação é resultado de um consenso de especialistas e abre caminho promissor, com implicações potenciais para estudos clínicos e pesquisa básica em câncer.

Os autores lembram que o processo de evolução das neoplasias é reconhecido desde 1976 (The clonal evolution of tumor cell populations, Science, vol.194) e explica tanto a carcinogênese quanto os mecanismos de resistência terapêutica adquirida. “Um sistema de classificação a partir da evolução e da ecologia das neoplasias proporcionaria aos clínicos e pesquisadores a base para o desenvolvimento de melhores avaliações prognósticas e preditivas do comportamento tumoral, como a resposta a intervenções específicas”, sustentam.

Para contextualizar a importância do estudo, os autores também observam que não existe uma linguagem comum e categorias conceituais para desenhar distinções clínicas que possam capturar os parâmetros genéticos, ambientais e cinéticos capazes de afetar a adaptação e progressão do tumor, bem como a resposta à terapia. “O objetivo final de um sistema de classificação para a evolução e ecologia das neoplasias é fornecer uma ferramenta descritiva para melhorar o gerenciamento clínico em relação à sobrevida geral e qualidade de vida do paciente. Isso também ajudaria a conduzir pesquisa e fomentar novas descobertas sobre a biologia dos tumores”, acrescentam.

A nova proposta de classificação está disponível em acesso aberto.

Referências

Classifying the evolutionary and ecological features of neoplasms
Nature Reviews Cancer 17, 605–619 (2017) doi:10.1038/nrc.2017.69
Published online 15 September 2017


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519