20042024Sáb
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 10pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Decisão do FDA é mais um marco na medicina de precisão

Medicina_de_precis__o_NET_OK.jpgA agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou uma nova indicação para uso do anti PD-1 pembrolizumab, agora para o tratamento de pacientes adultos e pediátricos com câncer irressecável ou metastático, elevada instabilidade de microssatélites (MSI-H) ou deficiência nos genes de reparo do DNA (mismatch repair).

A indicação contempla, ainda, pacientes com tumores sólidos que progrediram após tratamento prévio e que não têm opções de tratamento alternativas satisfatórias, ou pacientes com câncer colorretal que progrediram após tratamento com uma fluoropirimidina, oxaliplatina e irinotecano.
 
Anunciada no dia 23 de maio, a indicação é feita em regime de aprovação acelerada e para muitos analistas marca uma nova fase do FDA em relação à oncologia personalizada e à medicina de precisão. Esta é a primeira vez que a agência norte-americana aprova um tratamento de câncer com base na presença de atributos genômicos, sem considerar necessariamente a origem do câncer e o sítio tumoral.

A dose recomendada de pembrolizumabe em adultos é de 200 mg com administração intravenosa durante 30 minutos a cada três semanas até progressão da doença, toxicidade inaceitável ou até 24 meses em doentes sem progressão da doença.
 
Reações adversas imunomediadas associadas ao tratamento incluem pneumonite, colite, hepatite, endocrinopatias e nefrite. Com base na gravidade da reação adversa, o uso do anti PD-1 deve ser suspenso ou descontinuado e corticosteróides administrados, a critério médico. Reações graves ou potencialmente fatais relacionadas com a administração também são descritas nos relatórios de segurança.
 
Referência: FDA approves first cancer treatment for any solid tumor with a specific genetic feature

 

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519