29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Presença brasileira na ASCO

dr_gilberto_Bx.jpgO brasileiro Gilberto Lopes (foto) está no programa da sessão educacional, na sexta-feira, dia 2, com apresentação que destaca a importância de diretrizes de conduta para diferentes contextos e realidades1.

Na sessão de Posters, o ICESP mostra no sábado, dia 3, dados da avaliação prospectiva que investigou biomarcadores no câncer de canal anal de células escamosas e sua correlação com o tratamento e desfechos obtidos2 (Abstract 3577;Poster Board: #200).
 
No câncer ginecológico, estudo do A C Camargo Cancer Center analisa a deficiência de recombinação homóloga em pacientes com câncer de ovário resistentes ao tratamento com platina3 (Abstract 5576; Poster Board: #398), em outra apresentação na agenda do dia 3.
 
O oncologista Carlos Barrios apresenta no domingo, dia 4, os resultados do KAMILLA 1, estudo de coorte que avaliou a segurança de trastuzumabe-emtansine em pacientes com câncer de mama HER2+ avançado4 (Abstract 1033;Poster Board: #25).
 
Na segunda-feira, dia 5, um dos destaques da participação brasileira é o estudo de Fase III que discute os limites da linfadenectomia pélvica durante a prostatectomia radical5, em nova apresentação do ICESP. O estudo tem como primeiro autor o urologista Jean Felipe Prodocimo Lestingi (Abstract 5018; Poster Board: #92) e integra a sessão Poster Discussion, no Arie Crown Theather.
 
O ICESP também mostra avanços na urorradiologia, com apresentação de Públio Viana (Abstr 5084, Poster #158)6, e os resultados da associação entre o DNA tumoral em circulação (ctDNA) e a detecção de carcinoma renal metastático (Abstract 4582, Poster Board: #260)7.
 
O oncologista Pedro Nazareth Aguiar(Unifesp) é o primeiro autor do estudo que avalia o impacto econômico de terapias com inibidores de checkpoint imunológico e discute estratégias para melhorar o acesso8. A apresentação também está no programa de segunda-feira, dia 5 (Abstract 6612; Poster : #434).“É gratificante ver a ASCO se interessar por aspectos econômicos, ainda mais se tratando de uma análise regional de um país em desenvolvimento como o Brasi”, avalia Aguiar. “O estudo é importante por mostrar o alto impacto econômico da imunoterapia no Brasil. Com os custos atuais dos medicamentos, a incorporação torna-se praticamente impossível no cenário público e extremamente comprometida no cenário suplementar. Duas opções que discutimos no nosso trabalho para diminuir esse impacto são a seleção dos pacientes que terão maior benefício, através de biomarcadores, além de descontos no preço dos medicamentos”, ilustra. “Claro que muitas outras opções, como risco compartilhado, custeio variável pela eficácia e co-participação ainda são possíveis, mas o Brasil não temos leis favoráveis à incorporação de opções como essas”, observa.
 
Referências:
 
1 - Resource-Stratified Guidelines
4:33 PM - 4:57 PM
Gilberto Lopes, MD, MBA, FAMS - Speaker
Sylvester Comprehensive Cancer Center, University of Miami Miller School of Medicine
 
2 - Abstract 3577
Prospective study of biomarkers in squamous cell carcinoma of the anal canal (SCCAC) and their influence on treatment outcomes: Final results.
Poster Board: #200
Camila Motta Venchiarutti Moniz, MD - First Author
Instituto Do Câncer Do Estado De São Paulo
 
3 - Abstract 5576
Homologous recombination deficiency and platinum rechallenge in platinum-resistant ovarian cancer patients.
Poster Board: #398
Alexandre Andre B. A. da Costa, MD, PhD - First Author
A.C. Camargo Cancer Center
 
4 - Abstract 1033
Safety of trastuzumab emtansine (T-DM1) in HER2-positive advanced breast cancer (BC) patients (pts): Primary results from KAMILLA study cohort 1.
Poster Board: #25
Carlos H. Barrios - First Author
PUCRS School of Medicine
 
5 - Abstract 5018
Extended versus limited pelvic lymphadenectomy during radical prostatectomy for intermediate- and high-risk prostate cancer: Early outcomes from a randomized controlled phase III study.
Poster Board: #92
Discussed at the Poster Discussion Session on Monday, June 5, 2017, 4:45 PM - 6:00 PM, at Arie Crown Theater
Jean Felipe Prodocimo Lestingi, MD - First Author
Sao Paulo State Cancer Institute - University of Sao Paulo
 
6 - Abstract 5084
The accuracy of multiparametric magnetic resonance imaging (mpMRI) using PI-RADS v2 in disease upgrading on re-biopsy among patients with low-risk prostate cancer (PCa) on active surveillance (AS): A Brazilian perspective.
Poster Board: #158
Publio C. C. Viana, MD - First Author
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
 
7 - Abstract 4582
Association of circulating tumor DNA (ctDNA) detection in metastatic renal cell carcinoma (mRCC) with tumor burden.
Poster Board: #260
Manuel M. Caitano, MD - First Author
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
 
8 -Abstract 6612
Economic impact of immune checkpoint inhibitor therapy in Brazil and strategies to improve access.
Poster Board: #434
Pedro Nazareth Aguiar, MD, MSc - First Author
Federal University of São Paulo (UNIFESP)

 

Leia mais: KAMILLA: TDM-1 no câncer de mama HER2

Oncogenética no câncer de ovário platino-resistente

Imunoterapia no câncer de células renais metastático

Variações regionais e sobrevida global no câncer renal

Imuno-oncologia: custo e acesso no Brasil
 
Estudo mostra ganho de sobrevida no câncer de cabeça e pescoço
 
Genes de suscetibilidade ao câncer de mama
 
Presença brasileira na ASCO 2017
 
Prevenção e gestão do câncer: um desafio global
 
ASCO 2017

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519