19042024Sex
AtualizadoQui, 18 Abr 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA amplia indicação do palbociclibe

Mama_NET_OK.jpgO FDA converteu a aprovação acelerada do palbociclibe em aprovação regular e ampliou a indicação de uso do medicamento. A atualização se baseia em dados que incluem os resultados do estudo de fase 3 PALOMA-2, que avaliou palbociclibe como terapia de primeira linha em combinação com letrozol para mulheres na pós-menopausa com câncer de mama metastático ER+ HER2-. Os dados do estudo foram publicados em novembro de 2016 no New England Journal of Medicine.

Primeiro inibidor de CDK 4/6 aprovado pelo FDA, o palbociclibe havia recebido aprovação acelerada em combinação com letrozol em fevereiro de 2015, e foi aprovado um ano depois para uma segunda indicação: o tratamento do câncer de mama avançado ou metastático HR+ HER2- em combinação com fulvestranto em mulheres com progressão da doença após terapia endócrina. Hoje, palbociclibe mais letrozol é o tratamento oral combinado aprovado pelo FDA mais prescrito para câncer de mama metastático HR+ HER2-.
 
"Desde a sua aprovação inicial, palbociclibe foi prescrito a mais de 50 mil pacientes por mais de 9,8 mil médicos nos EUA", disse Liz Barrett, presidente global e gerente geral da Pfizer Oncology. "Esta importante atualização da bula do palbociclibe sublinha a força dos dados que continuamos a gerar e do impacto que o medicamento continua a ter na vida dos pacientes", afirmou.
 
No PALOMA-2, a combinação de palbociclibe e letrozol prolongou significativamente a sobrevida livre de progressão (SLP) em comparação com letrozol mais placebo. A mediana da SLP da combinação excedeu dois anos - tornando-se o primeiro tratamento para esta população de mulheres a obter esse resultado em um estudo de Fase 3. A mediana de SLP para mulheres tratadas com a combinação palbociclibe mais letrozole foi de 24,8 meses (95% CI, 22,1, não estimável) vs. 14,5 meses (95% IC, 12,9, 17,1) para mulheres tratadas com letrozol mais placebo (HR = 0,58 [95% IC, 0,46, 0,72], p <0,0001), representando uma redução de 42% no risco de progressão da doença.
 
Os eventos adversos observados no PALOMA-2 foram consistentes com o perfil já conhecido, sem quaisquer resultados de segurança inesperados. Os eventos adversos mais frequentes de graus 3/4 com palbociclibe mais letrozol versus placebo mais letrozol foram neutropenia (66% vs 2%), leucopenia (25% vs 0%), infecções (7% vs 3%) e anemia (5% vs 2%). Neutropenia febril foi notificada em 2,5% dos doentes no grupo palbociclibe mais letrozol e em nenhum dos doentes no grupo que recebeu letrozol + placebo.
 
Palbociclibe é o único tratamento para câncer de mama metastático HR+ HER2- com duas recomendações de categoria 1 da National Comprehensive Care Network (NCCN). Em 13 de março, a NCCN atualizou sua recomendação para palbociclibe mais letrozol como tratamento de primeira linha para mulheres na pós-menopausa com câncer de mama metastático HR +, HER2- para a recomendação categoria 1.2 A combinação de palbociclibe mais fulvestranto também é recomendada (categoria 1) para mulheres pós-menopáusicas com câncer de mama metastático HR+ HER2- que progrediram em terapia endócrina ou mulheres pré-menopausa que recebem um agonista de LHRH.2
 
Referências:
 
1 - Palbociclib and Letrozole in Advanced Breast Cancer - Richard S. Finn, M.D., Miguel Martin, M.D., Hope S. Rugo, M.D., Stephen Jones, M.D., Seock-Ah Im, M.D., Ph.D., Karen Gelmon, M.D., Nadia Harbeck, M.D., Ph.D., Oleg N. Lipatov, M.D., Janice M. Walshe, M.D., Stacy Moulder, M.D., Eric Gauthier, Pharm.D., Ph.D., Dongrui R. Lu, M.Sc., Sophia Randolph, M.D., Ph.D., Véronique Diéras, M.D., and Dennis J. Slamon, M.D., Ph.D. - N Engl J Med 2016; 375:1925-1936 November 17, 2016 DOI: 10.1056/NEJMoa1607303
 
2 - National Comprehensive Cancer Network. NCCN Clinical Practice Guidelines in Oncology (NCCN Guidelines®): Breast Cancer. Version 2.2017.


 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519