28032024Qui
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 6pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

FDA concede revisão prioritária ao avelumab para o tratamento do carcinoma de células de Merkel

BALANCO_MELANOMA_bx.jpgO Food and Drug Administration(FDA) concedeu revisão prioritária ao inibidor de PD-L1 avelumab para o tratamento de pacientes com carcinoma de células de Merkel (CCM) metastático, um tipo raro e agressivo de câncer de pele. A decisão é baseada nos dados do estudo de Fase II JAVELIN Merkel 200, apresentado no Congresso Anual da ASCO em 2016 e publicado no Lancet Oncology em outubro deste ano.1

O tratamento padrão atual do carcinoma de células de Merkel é baseado em esquemas de quimioterapia citotóxica, mas as respostas raramente são duráveis."Atualmente, não há opções de tratamento aprovadas para o CCM metastático, e estamos comprometidos em trabalhar com o FDA para trazer a primeira imunoterapia aprovada para pacientes com a doença”, disse em comunicado Luciano Rossetti, vice-presidente executivo e chefe global de pesquisa e desenvolvimento da Merck.
 
O programa de desenvolvimento clínico para avelumab, conhecido como JAVELIN, envolve pelo menos 30 programas clínicos e mais de três mil pacientes avaliados em mais de 15 diferentes tipos de tumores. Além do carcinoma de células de Merkel metastático, o programa inclui tumores de mama, junção gástrica/gastroesofágica, cabeça e pescoço, linfoma de Hodgkin, melanoma, mesotelioma, cancer de pulmão não pequenas células, ovário, carcinoma de células renais e cancer urotelial (principalmente de bexiga).
 
O estudo
 
JAVELIN Merkel 200 é um estudo de fase II multicêntrico, aberto, de braço único, que avaliou o tratamento com avelumab em pacientes com carcinoma de células Merkel metastático (estadio IV) cuja doença progrediu após, pelo menos, um tratamento de quimioterapia.1 O estudo representa o maior conjunto de dados de um anticorpo anti-PD-L1/PD-1 reportado nesta população de pacientes.
 
Os principais critérios de elegibilidade foram performance status ECOG de 0 ou 1, doença mensurável por RECIST 1.1, funções hematológica, hepática e renal adequadas e status imuno-competente. A seleção dos pacientes não se baseou na expressão de PD-L1 ou no status de poliomavírus de células de Merkel.
 
O endpoint primário foi a resposta objetiva confirmada (resposta completa ou resposta parcial) avaliada de acordo com RECIST 1.1 por um comitê de revisão independente. Também foram avaliadas a duração da resposta e a sobrevida livre de progressão. A expressão de PD-L1 foi avaliada por IHC.
 
Resultados
 
Entre 25 de julho de 2014 e 3 de setembro de 2015, 88 pacientes foram inscritos e receberam pelo menos uma dose de avelumab. Os pacientes foram acompanhados por uma mediana de 10,4 meses (IQR 8,6-13,1). A proporção de pacientes que obteve uma resposta objetiva foi de 28 (31,8% [95% CI 21,9-43,1]) de 88 pacientes, incluindo oito respostas completas e 20 respostas parciais. No momento da análise, as respostas estavam em andamento em 23 (82%) dos 28 pacientes.
 
Cinco eventos adversos de grau 3 relacionados ao tratamento ocorreram em quatro (5%) dos pacientes: linfopenia (n=2), aumento da creatina fosfoquinase no sangue (n=1), aumento de aminotransferase (n=1) e aumento do colesterol no sangue (n=1).  Não houve efeitos adversos de grau 4 ou mortes relacionadas com o tratamento.
 
Foram relatados eventos adversos graves relacionados ao tratamento em cinco pacientes (6%): enterocolite, reação relacionada à infusão, aumento de aminotransferases, condrocalcinose, sinovite e nefrite intersticial (n=1 cada).
 
Segundo os autores, o anti-PD-L1 está associado com respostas duráveis, a maioria das quais ainda em curso, e é bem tolerado. “O avelumab representa uma nova opção terapêutica para o carcinoma de células de Merkel avançado”, concluem.
 
Informação do ensaio clínico: ClinicalTrials.gov NCT02155647.
 
Referências
 
1 - Kaufman HL, et al. Avelumab in patients with chemotherapy-refractory metastatic Merkel cell carcinoma: a multicentre, single-group, open-label, phase 2 trial. Lancet Oncology. 2016;17(10);1374–85.
 

 

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519