19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Julho verde, um apelo à prevenção do câncer oral

Julho_Verde.jpgAutoridades mundiais em câncer de cabeça e pescoço lançaram em São Paulo um apelo global à prevenção do câncer oral, um dos 10 mais incidentes no mundo. A exemplo das campanhas de câncer de mama e próstata, o alerta para o câncer oral escolheu o “Julho Verde” como o mês dedicado à prevenção. 

O lançamento aconteceu durante o 5º Congresso da Academia Internacional de Câncer Oral e enfatizou o papel da comunidade médica, profissionais de saúde e da própria sociedade civil na construção de uma nova realidade.

“Se começarmos agora a concentrar um esforço global na prevenção dos fatores de risco e no diagnóstico precoce do câncer oral, teremos dado um avanço significativo para evitar mortes em todo o mundo”, diz o oncocirurgião Luiz Paulo Kowalsky, chefe do departamento de cabeça e pescoço do AC Camargo Cancer Center, em São Paulo. “É fundamental estimular oportunidades cotidianas para relembrar que podemos reduzir globalmente as taxas de morte e o impacto do câncer oral”.

Jatin Shah, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, defende uma coalizão global, com o engajamento de clínicos, cirurgiões e demais profissionais da saúde, além de reforçar o papel da própria sociedade civil, através de grupos de suporte e advocacy, e de responsáveis por políticas públicas. 

Em nome da federação internacional das sociedades de oncologia de cabeça e pescoço (IFHNOS), Pankaj Chaturvedi, de Mumbai, lembrou a importância da educação continuada e do papel das 53 sociedades médicas de cabeça e pescoço, que representam hoje 45 países.

Para disseminar a mensagem da prevenção, a IFHNOS lidera um Alerta Global, no dia 27 de julho, fixado com oAwareness Day. O vídeo com Michael Douglas, diagnosticado com câncer de laringe avançado, é um dos apelos da campanha mundial (assista).

Leia mais: Cirurgiões dentistas são peça-chave na detecção precoce


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519