19042024Sex
AtualizadoSex, 19 Abr 2024 1pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

O que esperar dos biológicos

PG_10_biossimilares_NET_OK.jpgMedicamentos biológicos são em geral moléculas complexas e de alto peso, provenientes do cultivo de células vivas. Dá para imaginar que o processo de fabricação não é tão simples, nem tão replicável como escreveu a história da síntese orgânica.

Agora, é a biologia molecular que dita um novo capítulo e traz novos paradigmas com a produção de medicamentosderivados da tecnologia do DNA recombinante. Nesse cenário está a geração de terapias-alvo e de marcadores capazes de apontar a presença de células malignas, assim como um universo de receptores e enzimas que pouco a pouco vão sendo desvelados e permitem o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos.

Compreender o ciclo da inovação ajuda a explicar a trajetória dos biossimilares, assim como é essencial compreender que esses novos medicamentos são produzidos através de processos que requerem elevado nível de competência técnica e precisam cumprir à risca as chamadas boas práticas de fabricação. Significa reconhecer que a natureza e complexidade do produto de referência tem impacto na extensão dos ensaios clínicos e não-clínicos para confirmar a biossimilaridade. Afinal, é consenso que um biossimilar precisa ser, pelo menos, tão eficaz e tão seguro quanto seu comparador original, na mesma dosagem e na mesma via de administração.

Outro alerta é para o caráter imunogênico dos agentes biológicos. A maioria das proteínas biológicas ou derivadas da biotecnologia induz uma resposta imune, que pode variar desde o surgimento de anticorpos sem qualquer significado clínico, até condições severas e com ameaça à vida – da perda de eficácia terapêutica à anafilaxia, por exemplo.

Leia mais: Um alerta para os biossimilares

CEO da Orygen prevê redução de até 50% no preço

O mapa das PDPs 

 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519