19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Ioga mostra resultados

IOGA NET OKEstudo realizado no MD Anderson Cancer Center com cuidadores e pacientes com câncer de pulmão avançado tratados com radioterapia demonstrou que a ioga traz benefícios para os dois grupos. As descobertas foram apresentadas no 2017 Palliative and Supportive Care in Oncology Symposium.

A ioga foi escolhida por ser um exercício de baixo impacto e com forte ênfase na respiração, uma questão importante para pacientes com câncer de pulmão.

Na inscrição do estudo, os participantes completaram uma pesquisa de 36 pontos que avaliou sua qualidade de vida. Os pacientes com câncer de pulmão também completaram um teste de caminhada de 6 minutos. A avaliação de acompanhamento dos pares foi feita quando a radioterapia terminou e, novamente, após três meses. O programa enfatizou três áreas-chave: posturas físicas, exercícios de respiração e meditação. Vinte e seis pares completaram todas as avaliações e o número médio de sessões de ioga concluídas foi de 12 (entre 15 no desenho do estudo).

Os pesquisadores descobriram que os pacientes que praticavam ioga possuíam uma função física significativamente melhor, avaliada pelo teste de caminhada de 6 minutos (uma pontuação de 478 contra 402 para alunos de ioga vs lista de espera), melhor resistência para realizar atividades diárias e melhora da saúde mental, enquanto os cuidadores que receberam instrução de ioga tiveram melhorias na fadiga e na resistência durante o trabalho.

Referência: Kathrin Milbury et al. Randomized controlled trial (RCT) of a dyadic yoga program for lung cancer patients undergoing radiotherapy and their family caregivers. Citation: J Clin Oncol 35, 2017 (suppl 31S; abstract 125)

Leia mais:

Cuidado centrado no paciente oncológico

Integralidade da assistência oncológica

Cuidados integrativos e saúde global

Desnutrição no câncer preocupa especialistas

Impacto da atividade física

Atenção aos aspectos psicológicos

Benefícios da acupuntura 


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519