19032024Ter
AtualizadoSeg, 18 Mar 2024 5pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Rastreamento: desafios e controvérsias

RASTREAMENTO_NET_OK.jpgProgramas têm deficiências importantes e ainda predomina o rastreamento oportunístico. Refinar políticas de triagem é caminho para reduzir a morbimortalidade por câncer.

Em 2011, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou o ABC do Câncer - Abordagens Básicas para o Controle do Câncer, publicação que reforçou o alerta da prevenção e do diagnóstico precoce. No entanto, da teoria à prática sobram desafios. O câncer caminha a passos largos para se tornar a primeira causa de óbitos no Brasil, com enorme impacto epidemiológico, econômico e social.

Não é prerrogativa nossa. No esteio da transição epidemiológica, estudo publicado no Lancet2 em fevereiro deste ano dimensiona o impacto na saúde global e mostra que a expectativa de vida vai aumentar em 35 países industrializados, com uma probabilidade de pelo menos 65% para as mulheres e 85% para os homens.

Diante do cenário iminente, temos fortalecido estratégias de rastreamento? Fica claro que também na área oncológica é preciso distinguir entre um programa de rastreamento organizado, de amplitude populacional, e o chamado rastreamento oportunístico, que leva em conta a intervenção individual.

Reduzir a morbimortalidade por câncer é um dos principais objetivos do rastreamento.  Definir a população-alvo, quando e de que forma instituir o screening é assunto que tem dividido a opinião de especialistas e gestores de políticas públicas. Afinal, que recomendações embasam o padrão ouro em estratégias de rastreamento?  

Leia mais: Evidências validam prevenção secundária no câncer de pulmão

Sociedade europeia publica recomendações para o rastreamento do câncer de pulmão

Controle do câncer cervical expõe fragilidade do modelo brasileiro 


Novos métodos no rastreamento do câncer cervical

Holanda mostra resultados do rastreamento com teste de HPV de alto risco

Mamografia em nova versão

Importância da atenção primária

Viabilidade do rastreio populacional



Publicidade
ABBVIE
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
SANOFI
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519