29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Evidências validam prevenção secundária no câncer de pulmão

Pulm__o_2017_NET_OK.jpgTomografia de baixa dosagem é método validado para rastreamento em câncer de pulmão, mas ainda há debates em torno do melhor algoritmo para selecionar a coorte de triagem.

 Agência Onconews
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Reconhecido como um grave problema de saúde pública, o câncer de pulmão causa 1,37 milhão de mortes anualmente em todo o mundo, ocupando o primeiro lugar como causa de morte por câncer em homens e mulheres1. Identificar a população-alvo que pode se beneficiar de estratégias de prevenção e diagnóstico precoce é sem dúvida um avanço importante e marca um novo paradigma desde a publicação do National Lung Screening Trial (NLST)2.

O estudo norte-americano mostrou benefício de sobrevida com o rastreamento através da tomografia computadorizada de baixa dosagem (TCBD), com redução de 20% na mortalidade relacionada ao câncer de pulmão. O resultado ajudou a corroborar o corpo de evidências e grandes autoridades mundiais passaram a recomendar a triagem, como acontece hoje nos Estados Unidos e Europa. 

“Estamos em um momento peculiar desse novo paradigma, que é o momento da educação médica. O conceito de prevenção secundária é muito novo em câncer de pulmão e a própria comunidade médica ainda se pergunta qual o critério ideal para o rastreamento”, explica Ricardo Sales dos Santos, cirurgião torácico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, principal investigador do estudo ProPulmão3, o primeiro programa piloto de rastreamento em câncer de pulmão no Brasil.“Hoje, ainda há muito debate em torno do algoritmo apropriado para selecionar a coorte de triagem”, explica ele, confiante de que o controle da população de alto risco pode reverter as curvas de morbimortalidade.

Para orientar condutas, a Sociedade Europeia de Cirurgiões Torácicos publicou artigo4 com dez recomendações que abrangem os aspectos essenciais para considerar a implementação da triagem de câncer de pulmão na Europa. Nos Estados Unidos, uma coalizão anunciou em março um esforço coletivo, com a intenção de permitir o acesso ao rastreamento a toda a população de alto risco.

No Brasil, os resultados do ProPulmão contribuíram para validar a TCBD como método de rastreamento do câncer de pulmão. “Obtivemos a mesma prevalência em comparação aos estudos europeus e da América no Norte, sem haver ocorrência maior de biópsias ou complicações resultantes da triagem”, diz Sales.

Agora, falta fechar o preço dessa conta. Diferentes análises de farmacoeconomia continuam e é sempre bom lembrar que o NLST considerou custo-efetivo o rastreamento no contexto das políticas de saúde norte-americanas. Na doença avançada, além do custo em vidas perdidas, o tratamento alcança meio milhão de dólares por paciente somente com os imuno-oncológicos. “Os recursos são finitos e esse debate precisa chegar à sociedade”, argumenta o primeiro autor do ProPulmão. “A indicação tem que ser altamente seletiva, porque é claro que precisa haver a responsabilidade do prescritor. Em termos de alocação de recursos, podemos melhorar muito a entrega da prevenção primária e podemos certamente ser racionais na implementação da prevenção secundária”, analisa.
 
Referências:

1- IARC/OMS, 2016

2- N Engl J Med 2011; 365:395-409

3- J Bras.Pneumol. 2014 Apr; 40(2):196-9.

4- Eur J Cardiothorac Surg. 2017 Jan 30 (Epub ahead of print)
 
Leia mais: Sociedade europeia publica recomendações para o rastreamento do câncer de pulmão

ProPulmão apresenta resultados do programa de rastreamento


Propulmão: resultados do programa de rastreamento em São Paulo

Novas evidências em favor da triagem do câncer de pulmão

Evidências validam prevenção secundária no câncer de pulmão

Importância da atenção primária

Controle do câncer cervical expõe fragilidade do modelo brasileiro

Novos métodos no rastreamento do câncer cervical

Holanda mostra resultados do rastreamento com teste de HPV de alto risco

Viabilidade do rastreio populacional

Mamografia em nova versão

Rastreamento: desafios e controvérsias

 
  


Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519