25042024Qui
AtualizadoQua, 24 Abr 2024 8pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Valor em Oncologia na era da imuno-oncologia

ricardo_caponero.jpgO livro 'Valor em Oncologia na era da imuno-oncologia', coordenado e escrito por Stephen Stefani, autoridade em economia em saúde, aborda o impacto atual dos custos em oncologia e discute propostas como a mudança de foco do tratamento sofisticado para a prevenção e controle do câncer como forma de reduzir os custos globais da doença. Ricardo Caponero (foto), oncologista da Clinonco, comenta o trabalho, em resenha para o Onconews.

Ricardo Caponero*
 
Não há dúvida de que o custo dos cuidados médicos cresceu vertiginosamente com o desenvolvimento tecnológico. Isso se deu em todo o mundo, mas seu impacto é muito mais drástico nos países subdesenvolvidos, ou em desenvolvimento, como o Brasil. Vivemos o dilema ético de ver novas tecnologia surgindo, ao mesmo tempo em que elas nos parecem de difícil incorporação, em função do alto custo.
 
É absolutamente claro que do ponto de vista ético não podemos discutir o valor da vida humana, mas do ponto de vista prático é absolutamente necessário o pensamento no coletivo e o direito da equidade no acesso aos recursos de saúde. Não se pode dar tudo para todos, e nem se trata de dar uniformidade na distribuição de recursos. A equidade está em oferecer mais recursos para os que mais necessitam, ou onde os benefícios percebidos possam ser mais significativos.
 
Mesmo países desenvolvidos, com altos investimentos em saúde, estão se deparando com um limite, tendo que restringir, ou pelo menos pensar na utilidade de procedimentos de alto impacto econômico com benefícios restritos.
 
A discussão não é só científica. Mostrada a efetividade de um procedimento, com significância estatística, ela existe, é real, não se deve ao acaso. O que está em jogo é sua relevância, seu valor intrínseco e seu impacto relativo em outras questões relacionadas à saúde. A discussão pode ser econômica, pela alocação de mais recursos onde eles se fazem mais necessários e onde têm mais probabilidade de mudar a qualidade e expectativa de vida. A discussão também pode ser política, já que a saúde não é a única prioridade, sendo necessário prover recursos para infraestrutura, segurança, educação, etc.
 
Qualquer que seja o âmbito da discussão é necessário que se tenha parâmetros para norteá-la, principalmente quando os custos de saúde se elevaram drasticamente, como com as descobertas das novas formas de imunomodulação.
 
O livro coordenado e escrito por Stephen Stefani, autoridade internacionalmente reconhecida na área de economia em saúde (farmacoeconomia), congrega especialistas de renome e grande experiência, constituindo-se leitura obrigatória para qualquer um que queira expressar opiniões sensatas sobre o tema.
 
Discorrendo sobre o impacto atual dos custos em oncologia, o livro analisa a introdução de novas formas de imunoterapia e discute propostas completas e sábias para a realidade, como a mudança de foco do tratamento sofisticado, caro e de baixa eficiência, para a prevenção e controle do câncer como forma de reduzir os custos globais da doença.
 
A disseminação do conhecimento e o “marketing da cura” muitas vezes induzem pacientes a buscar por novas opções terapêuticas, nem sempre as mais adequadas. E como há procura, sempre surge alguém com a oferta, essa é a lei do mercado. Nesse contexto, muitos profissionais estão mais preocupados em oferecer a mais nova tecnologia do que em refletir sobre sua utilidade.
 
O uso indiscriminado das modernas opções terapêuticas não só pode não estar causando o bem, mas pode estar sendo prejudicial (vide as publicações de AtulGawande).
 
Expostos os princípios básicos, o livro discute as “escolhas inteligentes”, a análise da decisão, os critérios múltiplos e sua aplicabilidade na oncologia moderna, encerrando com a discussão sobre os princípios éticos aplicados na gestão em saúde. Para completar, há alguns textos curtos, de leitura fácil e rápida, sobre alguns pontos específicos.
 
Em suma, trata-se de livro de altíssimo nível que deve figurar entre as principais referências dos que se preocupam com os rumos da incorporação de tecnologia em saúde, tanto profissionais, como eventualmente potenciais usuários. A meu ver, consiste numa leitura obrigatória para todos os oncologistas.
 
*Ricardo Caponero é oncologista da CLINONCO, Clínica de Oncologia Médica
 
Valor em Oncologia na era da imuno-oncologia
Editora: Elsevier - 1ª edição, 2016 – Rio de Janeiro, 88 páginas
Autores: Stephen Doral Stefani, Gabriela Tannus Branco de Araújo, Gilberto de Lima Lopes Jr., Leandro Brust, Marcos Santos, Matheus dos Santos Ferla 
ISBN: 978-85-352-8510-9

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
banner_assine_300x75.jpg
Publicidade
300x250 ad onconews200519