17012018Qua
AtualizadoSeg, 15 Jan 2018 10am

banner_freud_adv_468x60.jpg

Destaques do Simpósio de Cuidados Paliativos da ASCO

Douglas Crispim NET OKOs destaques do programa científico do 2017 Palliative and Supportive Care in Oncology Symposium, realizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) nos dias 27 e 28 de outubro em San Diego, Califórnia, são tema de artigo do médico Douglas Crispim (foto), secretário geral da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).


Novos loci associados ao câncer de mama

Patricia prolla NET OKA oncogeneticista Patrícia Prolla (foto) analisa estudo de Michallidou et al. publicado na Nature em 23 de outubro, que reporta novas variantes de predisposição ao câncer de mama. “É um divisor de águas”, define a especialista, médica geneticista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Professora do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Leia mais.

Farmacovigilância: desafios para a implementação

FARMACOVIGILANCIA NET OKLimitações importantes ainda afetam os sistemas de farmacovigilância, entre elas a subnotificação e a baixa qualidade das notificações enviadas pelos profissionais da saúde e indústria farmacêutica, por falhas no preenchimento. Adalton Ribeiro, do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, é o primeiro autor de estudo brasileiro que discute a realidade atual e perspectivas da farmacovigilância."Temos um desafio enorme com a entrada dos biossimilares e a farmacovigilância será uma ferramenta fundamental para monitorar a qualidade", alerta.

ASTRO: Irradiação pélvica adjuvante no câncer endometrial de alto risco

Ferrigno 2 NET OK 2Um dos destaques da 59ª edição da ASTRO, encontro anual da sociedade americana de radio-oncologia, o estudo de fase III do Gynecology Oncology Group confirmou o papel da irradiação pélvica adjuvante como padrão no câncer endometrial de alto risco em fase inicial. Quem comenta os resultados do estudo é o rádio-oncologista Robson Ferrigno (foto), coordenador dos Serviços de Radioterapia do Hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Diagnóstico de neoplasia intraepitelial prostática

KATIALEITE NET OKEm artigo, a patologista Katia Ramos Moreira Leite (foto), médica da FMUSP e membro da Sociedade Brasileira de Patologia, esclarece que não há correlação entre a neoplasia intraepitelial prostática de alto grau (HGPIN) e o diagnóstico de câncer em uma nova biópsia. A exemplo do que é feito com o PIN de baixo grau, a especialista defende que não seja mais reportada a presença de HGPIN, que além de não ter significado clínico, causa um stress desnecessário.

Top 10 em tumores gastrointestinais

Renata Dalpino NET OKPromovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o Top 10 em Tumores Gastrointestinais aconteceu dia 02 de setembro, em São Paulo, reunindo especialistas para discutir os dez estudos científicos com maior impacto na oncologia gastrointestinal publicados nos últimos 12 meses nas principais revistas cientificas internacionais. A oncologista Renata D'Alpino (foto), coordenadora de Tumores Gastrointestinais e Neuroendócrinos do Hospital, comenta os trabalhos.

Comprometimento linfonodal e prognóstico na neoplasia de ânus

rodrigo perez NET OKPublicada no Lancet Oncology, uma revisão sistemática de Hema Sekhar e colaboradores incluiu um grande número de pacientes com câncer de ânus e permitiu observar um interessante fenômeno de migração do estágio clínico linfonodal ao longo dos anos e seu efeito na sobrevida global dos pacientes. Rodrigo Oliva Perez (foto), cirurgião do Instituto Angelita & Joaquim Gama e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e coordenador da área de cólon e reto da BP Mirante, e colegas publicaram uma análise do estudo na mesma edição do periódico. Confira.


Publicidade
AD_Pfizer_2017_ 300x250px.jpg
Publicidade
banner Sanofi 2017 300x250
Publicidade
banner logo astellas 300x250
Publicidade
banner assine 300x250