21012019Seg
AtualizadoSeg, 21 Jan 2019 12am

PUBLICIDADE
banner pfizer instuc 2018 468x60px

Anticoagulantes orais na profilaxia do tromboembolismo venoso

ARIANE SABCS18 NET OKA cardiologista Ariane Vieira Scarlatelli Macedo (foto), médica do Centro Paulista de Oncologia/Grupo Oncoclínicas e vice-presidente do Grupo de Estudos de Cardio-Oncologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia, discute dois estudos que abordam o uso dos anticoagulantes orais diretos na profilaxia do tromboembolismo venoso no paciente oncológico ambulatorial.


Variantes germinativas patogênicas no câncer de pulmão

Murad 2018 NET OKCerca de 8,5% dos pacientes com câncer de pulmão carregam uma variante germinativa clinicamente acionável em um gene de predisposição ao câncer. Os dados são de um estudo realizado pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center apresentado preliminarmente na ASCO 2018 e atualizado no Congresso Anual do ASHG - American Society of Human Genetics. O oncologista André Murad (foto), coordenador do GBOP- Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão, e Diretor Clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, comenta o trabalho.

Radioterapia e Oncotype

Jessica pereira NET OKO radio-oncologista Carlos Lima Junior, da Radioterapia São Sebastião, e Jessica Santos Pereira (foto), residente de oncologia clínica da clínica LeSanté, comentam análise publicada no Journal of the National Cancer Institute que utilizou informação sobre o perfil de expressão gênica para avaliar o impacto da omissão da radioterapia na recorrência e mortalidade no câncer de mama.

Destaques do Congresso ASTRO 2018

Bernardo Salvajoli NET OKEstudos que devem impactar a prática clínica foram apresentados na 60º ASTRO, reunião anual da American Society for Radiation Oncology, realizada entre os dias 21 e 24 de outubro em San Antonio, Texas. As inovações tecnológicas estiveram em pauta, dessa vez com foco nas interações com novas drogas, além de tratamentos com mais precisão e doses elevadas de radioterapia. O radio-oncologista Bernardo Salvajoli (foto), médico do serviço de radioterapia do HCOR-Onco e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), comenta os principais estudos.

Seguimento de pacientes com câncer de pulmão operados: que exames e qual a frequência?

RIAD NET OKUm grupo de pesquisadores analisou a associação entre intensidade de vigilância e sobrevida pós-operatória no câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC). Os resultados foram publicados na edição de outubro da Annals of Surgery e mostram que a frequência de vigilância por métodos de imagem não foi associada a melhor sobrevida global ou sobrevida pós-recidiva em pacientes com CPNPC. Quem comenta o trabalho é o cirurgião torácico Riad Younes (foto), diretor geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Edição genômica e variantes genéticas de BRCA1 na predisposição ao câncer

GABRIEL MACEDO OK NET OKEm um estudo publicado recentemente na revista Nature, uma abordagem funcional foi utilizada para avaliar o impacto de cerca de 4 mil variantes localizadas no gene BRCA1. O grupo de pesquisadores utilizou um método específico de edição genômica, chamado de CRISPR/Cas9, para criar em linhagens celulares todas as alterações possíveis em regiões específicas de BRCA1. Gabriel Macedo (foto), biólogo molecular, pesquisador e membro do Programa de Medicina Personalizada do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, analisa o trabalho.


Publicidade
ad lilly 300X250px
Publicidade
Publicidade
banner Sanofi 2017 300x250
Publicidade
banner astellas2018 v1
Publicidade
banner_janssen2016_300x250_v2.jpg
Publicidade
Merck 300x250 2018
Publicidade
banner logoBMS 2018 300x250
Publicidade
banner abbvie2018 300X250p