13122017Qua
AtualizadoTer, 12 Dez 2017 1am

PUBLICIDADE
Merck

Câncer de mama na ASCO 2017

Em Ponto & Contraponto em câncer de mama, os médicos Rafael Kaliks e Sílvio Bromberg entrevistam Ricardo Marques, oncologista clínico do Grupo Oncoclínicas e do HCor Onco sobre os destaques em câncer de mama apresentados no encontro de Chicago. Assista.

 


Avanços no panorama GU

No primeiro programa Ponto & Contraponto em tumores geniturinários, os especialistas Andrey Soares, chair do LACOG GU e oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e do Centro Paulista de Oncologia; e Marcelo Wroclawski, urologista do Hospital Isrelita Albert Einstein, recebem Diogo Assed Bastos, oncologista do Instituto do Cancer do Estado de São Paulo (ICESP) e do Hospital Sírio-Libanês. Em pauta, os principais estudos em tumores do trato geniturinário apresentados na ASCO 2017. Confira.

 

 

Câncer de Pulmão Pequenas Células - Cenário Atual e Perspectivas

Jacques Tabacof e Ricardo Sales dos Santos comandam mais um Ponto & Contraponto em câncer de pulmão, em entrevista com a oncologista Clarissa Baldotto, Diretora Médica do Americas Centro de Oncologia Integrado, no Rio de Janeiro. Em pauta, a 8ª classificação TNM e seu impacto prognóstico, o papel da radioterapia profilática de crânio e as grandes tendências na pesquisa clínica, com estudos de imunoterapia tanto no cenário de manutenção quanto na progressão da doença. Nesta entrevista, Clarissa fala ainda do esforço do GBOT/LACOG e do prêmio Ronaldo Ribeiro de Pesquisa. Assista.

 

.

Adjuvância no câncer de mama HER2 positivo

Em Ponto & Contraponto em câncer de mama, os médicos Rafael Kaliks e Sílvio Bromberg discutem o tratamento adjuvante na doença HER2 positiva em entrevista com Max Mano, oncologista e pesquisador do ICESP e do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. “Os anti HER2 são o grande modelo de como o desenvolvimento de drogas deve evoluir”, diz Max, que analisa evidências que servem de pilar para a aplicação clínica e orientam o atual padrão de tratamento no cenário adjuvante. No entanto, há questões ainda sem respostas. “Nunca houve um estudo para avaliar trastuzumab sem quimioterapia na adjuvância. Trastuzumab é uma droga fortemente dependente da interação com a quimioterapia e do contrário perde grande parte do seu efeito protetor”, explica. O especialista enfoca ainda o duplo bloqueio com a associação de pertuzumab e fala das expectativas em relação aos resultados do estudo APHINITY, um dos destaques da 53ª ASCO. Assista.

O papel do cirurgião no câncer de pulmão

Os médicos Jacques Tabacof e Ricardo Sales dos Santos recebem o cirurgião Riad Younes, Diretor Geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para mais um programa Ponto & Contraponto em câncer de pulmão. Em pauta, a atuação do cirurgião torácico no tratamento do câncer de pulmão na era das assinaturas moleculares na doença. Os especialistas abordam ainda os critérios de seleção de pacientes N2 para cirurgia; a abordagem linfonodal durante a cirurgia; exames pré-cirúrgicos; radioterapia estereotática (SBRT) vs cirurgia, especialmente em pacientes idosos; o papel da terapia de ablação e detecção precoce da doença. Assista.

Evidências e controvérsias em câncer de pulmão

Mudanças profundas têm reformulado o cenário do câncer de pulmão, com inovações na prevenção, diagnóstico, cirurgia, radioterapia e terapia sistêmica. Com a proposta de contribuir com a educação continuada e debater temas que fazem a diferença na prática clínica, os médicos Jacques Tabacof e Ricardo Sales dos Santos entrevistam Marcelo Cruz, abrindo a série Ponto & Contraponto em câncer de pulmão. Assista.

8ª edição do sistema de estadiamento em câncer de mama da AJCC

A oitava edição da AJCC incorpora a assinatura gênica ao estadiamento TNM e desperta dúvidas que vão impactar a prática clínica no câncer de mama. Em um cenário com diferentes realidades de acesso aos paineis moleculares, como aplicar as novas recomendações que passam a valer a partir de janeiro de 2018? Sílvio Bromberg e Rafael Kaliks recebem o patologista Marcus Corpa e o cirurgião mastologista Carlos Alberto Ruiz para debater os avanços e desafios da 8ª AJCC. “Não resolvemos nem o tempo e a qualidade da patologia básica com a imunohistoquímica. Acho que primeiro precisamos disseminar a patologia rápida e de qualidade, para depois pensar na sofisticação de uma assinatura molecular”, diz Kaliks.

Memória: Humberto Torloni (1924-2017)

torloni 2014 5O médico Humberto Torloni faleceu dia 5 de maio, em São Paulo, aos 93 anos. Torloni foi um dos responsáveis pela fundação do A.C.Camargo Cancer Center e primeiro diretor do Departamento de Patologia da Instituição. Teve também participação de destaque na OMS, em Genebra, onde ajudou a sistematizar o Código Internacional para Neoplasias, além de atuar na Organização Pan-Americana de Saúde,em Washington; na Divisão Nacional do Câncer do Ministério da Saúde, em Brasília, e na filial brasileira do Instituto Ludwig de Pesquisa em Câncer. Em vídeo inédito, gravado em maio de 2011, um pouco da trajetória e das lições de vida de Humberto Torloni. Assista.

18ª Reunião Anual da American Society of Breast Surgeons

Sílvio Bromberg, mastologista do Centro de Oncologia do Hospital Albert Einstein e professor da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), fala dos destaques da 18ª Reunião anual da American Society of Breast Surgeons, com as novidades que são tendência na perspectiva do cirurgião. O papel dos testes genômicos na oitava edição do estadiamento TNM para câncer de mama foi um dos highlights do encontro que aconteceu em Las Vegas, de 26 a 30 de abril, em uma agenda que também mostrou vantagens e desvantagens de novas tecnologias na detecção de lesões não palpáveis. Assista.

Linfonodo sentinela na prática cirúrgica

Linfonodo sentinela no câncer de mama é tema da entrevista do mastologista Luiz Henrique Gebrim, diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher - Hospital Pérola Byington e Professor Livre-Docente da Disciplina de Mastologia da UNIFESP. Em pauta, o guideline da ASCO sobre o tema, controvérsias e aplicação do estudo ACOSOG Z0011 na prática clínica, investigação do linfonodo sentinela frente à quimioterapia neoadjuvante, em cadeia mamária e axial contralateral e na abordagem cirúrgica da doença oligometastática.

 

 

Webinar: câncer de testículo

Em videoaula, o urologista Stênio Zequi, do A.C. Camargo Cancer Center, fala sobre a melhor abordagem no câncer de testículo não seminomatoso estádio clínico I: linfadenectomia retoperitonial, quimioterapia adjuvante ou vigilância ativa? Assista.

 

 

Radioterapia no câncer de mama

Hanriot_Net_OK_1.jpgOs médicos Silvio Bromberg e Rafael Kaliks entrevistam Rodrigo Hanriot (foto), coordenador do serviço de Radioterapia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que fala sobre evidências e indicações da radioterapia hipofracionada no câncer de mama, além de discutir critérios para a radioterapia adjuvante na abordagem do linfonodo positivo e o impacto da seleção molecular na escolha terapêutica. Assista.

Métodos de imagem no rastreamento e seguimento do câncer de mama

Em Ponto & Contraponto, os médicos Silvio Bromberg e Rafael Kaliks conversam com Giselle Guedes de Mello, radiologista do Grupo Fleury, que fala sobre os métodos para o rastreamento do câncer de mama e sobre as modalidades de avaliação radiológica para estadiamento e seguimento da doença. Assista.

 

 

Câncer e Fertilidade

Paulo_Perin.jpgEstratégias de preservação da fertilidade no câncer de mama são tema da entrevista com Paulo Perin (foto), especialista em reprodução humana. Os tratamentos para fertilidade podem comprometer a segurança da paciente oncológica? Quais as principais estratégias para estimulação ovariana na mulher jovem com câncer de mama? Em que momento do tratamento oncológico pode ser recomendada a preservação da fertilidade? Confira.

Câncer de mama na mulher jovem

Gil Facina (à direita), chefe da disciplina de Mastologia do departamento de Ginecologia da Unifesp, aborda o câncer de mama em pacientes jovens. Estimativas indicam que apenas 7% dos casos de câncer de mama nos Estados Unidos são diagnosticados em mulheres abaixo dos 35 anos e sabe-se que a idade é fator prognóstico importante. Quais as particularidades envolvidas no tratamento da paciente jovem? Que recomendações são válidas para mastologistas e oncologistas clínicos? Assista. 

 

Câncer de mama na pré-menopausa

Com apresentação e coordenação dos médicos Silvio Bromberg (à esquerda) e Rafael Kaliks, a TV Onconews inaugura a série Ponto & Contraponto, especialmente dedicada ao câncer de mama. Para abrir a agenda de 2017, o primeiro programa tem a participação do oncologista Fábio Kater (à direita), do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, que analisa o câncer de mama na pré-menopausa. Assista. 

 
 

Progressos no tratamento do mieloma múltiplo

Depois de aprovado pelo FDA em monoterapia para pacientes politratados com base no estudo SIRIUS, o anti CD-38 daratumumab apresentou benefícios no mieloma múltiplo recorrente ou refratário, como demonstram os resultados do estudo CASTOR, destaque na ASCO deste ano. A oncohematologista brasileira Vânia Hungria (foto) é uma das autoras do estudo e em videoaula fala dos progressos no tratamento do mieloma múltiplo.

Leia Mais: Inovações terapêuticas no mieloma múltiplo

Cirurgia reconstrutora após mastectomia

Cícero Urban (foto), coordenador do departamento de cirurgia oncoplástica e reparadora da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) fala do Consenso em Cirurgia Oncoplástica e Reparadora da Mama, com a proposta de melhorar os índices de reconstrução mamária no Brasil.

 
 
 

Testes genéticos para o câncer de mama

Como identificar o câncer de mama hereditário e familial? César Cabello dos Santos (foto), mastologista da Unicamp e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), fala sobre os critérios do NCCN para a identificação dos casos de alto risco e lembra que mulheres com câncer de mama abaixo de 45 anos, com ou sem história familiar associada, devem ser orientadas para um painel genético. 

 

Novas fronteiras em LLC

Durante o 2º encontro ibero-americano em leucemia linfocítica crônica (LLC) Carlos Sergio Chiattone (foto), Professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), falou dos avanços no tratamento da LLC e dos desafios do acesso. 
 

Terapia endócrina adjuvante no câncer de mama

Angelo Di Leo (foto), oncologista do Istituto Toscano Tumori, na Itália, é uma das maiores autoridades mundiais em câncer de mama e falou ao Onconews sobre a terapia endócrina adjuvante no câncer de mama na pré e pós- menopausa. Assista (legendas em português). 
 

Publicidade
AD_Pfizer_2017_ 300x250px.jpg
Publicidade
banner Sanofi 2017 300x250
Publicidade
banner logo astellas 300x250