29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Inibidores de aromatase e função endotelial

Mulheres na pós-menopausa com câncer de mama que tomaram inibidores de aromatase demonstraram disfunção endotelial, um preditor de doença cardiovascular. Os resultados do estudo foram apresentados no 2016 San Antonio Breast Cancer Symposium.

Os inibidores de aromatase (AIs) são uma classe de medicamentos que reduz os níveis de estrogênio, e têm mostrado reduzir a mortalidade relacionada ao câncer de mama em mulheres com doença localmente avançada ER+, responsável por 75% dos casos de câncer de mama. No entanto, a supressão do estrogênio também aumenta o risco de doença cardiovascular.
 
"Com um número crescente de sobreviventes de câncer, é muito importante compreender as complicações do tratamento a longo prazo", afirmou Anne H. Blaes, professora associada em hematologia e oncologia na Universidade de Minnesota e principal autora do estudo que examinou o efeito dos inibidores de aromatase sobre a função endotelial, um preditor precoce de doença cardiovascular.
 
Métodos
 
O estudo envolveu 25 mulheres na pós-menopausa saudáveis ​​e 36 mulheres na pós-menopausa com câncer de mama localmente avançado que receberam um AI. Foram excluídas mulheres com história de tabagismo, hipertensão ou hiperlipidemia. As participantes foram submetidas à análise de biomarcadores e análise de onda de pulso para avaliar vários componentes da função endotelial.
 
A média de idade (61,7 vs 58,8 anos), índice de massa corporal (27,4 vs 26,2 kg / m2), raça (93% vs 92% caucasiano) e tabagismo (100% não fumantes) foram semelhantes entre os casos e controles, respectivamente.
 
A pressão arterial sistólica média (PA) foi elevada nas mulheres que estavam tomando AIs(128,3 mmHg versus 114,5 mmHg, p = 0,0006) e níveis significativamente mais elevados de d-dímero, uma medida de inflamação no corpo (21.135 versus 6,365 nanogramas por mililitro).Não houve diferenças nos perfis lipídicos. Os níveis médios de estradiol ultra-sensível foram reduzidos nos casos (2 vs 15 pg/mL, p <0,0001). A mediana da proteína C-reativa altamente sensível foi significativamente elevada nos casos (4146 vs 1406 ng/L, p=0,05).
 
As participantes que estavam tomando AIs também apresentaram menor elasticidade da artéria grande (12,9 vs. 14,6 ml / mmHg) e elasticidade da artéria pequena (5,2 versus 7,0 ml / mmHg). A relação endoPAT, que mede a função endotelial, foi 0,8 nos sobreviventes de câncer de mama que tomaram AIs e 2,7 nos controles, o que Blaes disse ser uma diferença significativa.
 
O estudo não mostrou correlação entre o uso de quimioterapia, radioterapia, tipo de AI, ou a duração do uso de AI e redução na função endotelial.
 
“Nos últimos anos, pesquisas têm sugerido que prolongar o uso de inibidores de aromatase pode reduzir o risco de recorrência do câncer de mama. Nossos resultados indicam que os médicos devem considerar o risco de redução da função endotelial e potenciais danos cardiovasculares, e devem comunicar os riscos e benefícios claramente aos pacientes”, disse Blaes.
 
“Uma mulher cujo tipo de câncer ou estágio prediz uma alta taxa de recorrência pode optar por permanecer com AI por 10 anos, mas uma mulher com câncer em estágio inicial que tem outros fatores de risco para doença cardiovascular pode querer limitar esse tempo”, acrescentou.
 
O estudo foi financiado por uma concessão do National Institutes of Health e de Masonic Scholar Award.
 
Referência: Abstract S5-07 - Aromatase inhibitors and endothelial function: Is there an association with early cardiovascular disease?



 

 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519