29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Como eu trato - Linfoma de Hodgkin

Adriana_scheliga_130x130.jpgO linfoma de Hodgkin foi tema da sessão ‘Como eu Trato’, em apresentação da oncohematologista Adriana Alves de Souza Scheliga (foto), do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Oncoclínica, no Rio de Janeiro.

No panorama epidemiológico, o Linfoma de Hodgkin corresponde a 10% de todos os linfomas. A agência americana de estatística do câncer (SCA/NIH) estima cerca de 9.290 novos casos de Linfoma de Hodgkin clássico diagnosticados nos Estados Unidos ao ano, com 1.180 mortes em decorrência da doença. O LH é conhecido por seu padrão bimodal, acometendo essencialmente adultos na terceira década de vida e idosos, o que configura perfis bastante distintos de apresentação.
 
O diagnóstico de Linfoma de Hodgkin clássico (LHc ) baseia-se no achado das células de Reed-Sternberg (RS), “sem deixar de considerar

"Com relação ao tratamento, distinguir entre doença limitada ou avançada é fundamental para definir a melhor estratégia."

um complexo microambiente tumoral”, observa Adriana.
 
A biópsia excisional de linfonodo aumentado ou de área extranodal acometida é o padrão ótimo, além da avaliação imunohistoquímica. “A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) pode ser sugestiva de LH, mas não é suficiente para subclassificar a doença, sendo, portanto, considerada subótima”, diz a especialista. 
 
 As células de RS do LH clássico expressam consistentemente CD15 e CD30. Já o diagnóstico do Linfoma de Hodgkin de Predomínio Linfocitário (LHPLN) corresponde a aproximadamente 5% dos casos, frequentemente com expressão de CD20.
 
Confirmado o diagnóstico de LH, o passo seguinte é estadiar a doença. Para o estadiamento, a oncohematologista destaca o papel atual da tomografia PET. “Hoje, o PET-CT é importante não só no diagnóstico como no seguimento e conduta, inclusive na avaliação prognóstica e preditiva de resposta”. Outras recomendações envolvem a biópsia bilateral de medula óssea, exames de avaliação pulmonar e laboratoriais, além do teste de gravidez, que deve ser sempre realizado em mulheres em idade fértil. Programas de fertilidade e o apoio de equipe multidisciplinar devem ser sempre ofertados aos pacientes em idade reprodutiva (homens e mulheres).
 

Estadiamento

 

I

Envolvimento de um único sítio linfonodal ou estrutura linfóide (baço, timo, anel de Waldeyer)

II

Envolvimento ≥ 2 regiões linfonodais no mesmo lado do diafragma

III

Envolvimento de regiões linfonodais em ambos os lados do diafragma.

IV

 

Envolvimento de sítios extra-nodais além dos designados em E
 
Anotações:                                                  
A = sem sintomas B        
B = com sintomas B (febre, sudorese noturna, perda de peso) 
X = doença “Bulky”= mediastino > 1/3  ou massa tumoral > 10cm
E = Envolvimento extranodal único ou contíguo ou proximal à região nodal


Tratamento
 
Com relação ao tratamento, distinguir entre doença limitada ou avançada é fundamental para definir a melhor estratégia. “O mais difícil na realidade é definir o tratamento na doença limitada”, ensina. “O objetivo é sempre perseguir a mais alta taxa de cura com o menor número de complicações. A doença limitada é basicamente subdividida em estadio I e II sem fator de risco (doença favorável), enquanto o cenário desfavorável compreende a presença de pelo menos um fator de risco, como doença Bulky do mediastino, doença extranodal (3 ou mais sítios nodais) e VHS elevado “, esclarece.
 
Estudo publicado em 2007 mostra que na doença localizada a terapia combinada de menor volume com radioterapia é superior à RT isoladamente. “É uma combinação clássica, o esquema MOPP/ABV”, reforça. Também com o objetivo de reduzir a toxicidade, o grupo alemão realizou o estudo HD10, que compara dois ou quatro ciclos de ABVD, seguidos de radioterapia com 20 Gy ou 30 Gy. Com alto poder estatístico, o estudo mostrou que não houve diferenças entre os grupos, o que favorece a administração de apenas dois ciclos de ABVD seguidos de 20 Gy.
 
Na doença de alto risco, com característica desfavorável, o estudo HD11 do grupo alemão mostrou que a terapia ABVD em 4 ciclos + IFRT 30 Gy (involved  field) é o tratamento de escolha.
 
Ao mesmo tempo, diferentes estudos demonstraram a possibilidade de tratar a doença localizada somente com quimioterapia. “É o caso do estudo HD-6, que selecionou pacientes em estádios iniciais, estratificados por doença favorável/desfavorável, randomizados para ABVD como braço experimental versus ABVD + RT versus RT. Os resultados favoreceram o braço da quimioterapia.
 
“Essa é uma realidade muito interessante, que mostra que é possível não usar radioterapia”, aponta. “Apesar dos protocolos do grupo alemão, ABVD continua sendo o padrão para a doença limitada, 41 anos depois”, diz.
 
Para os pacientes com doença avançada, a hematologista do INCA lembra a importância de considerar a presença de fatores de mau prognóstico (Idade ≥ 45 anos, sexo masculino, estadio IV,  albumina sérica  < 4 g/dL, hemoglobina < 10,5g/dL, leucocitose ( > 15.000/mm3 leucócitos totais), linfocitopenia (linfócitos < 8% do total de leucócitos e/ou contagem absoluta < 600/mm). “Mesmo na doença avançada, ABVD permanece como standard”, diz Adriana.
 
A inovação vem com os anticorpos monoclonais. “Em Hodgkin, estamos indo além e os anti CD-30 vieram transformar o cenário da doença, mesmo em pacientes politratados, com taxas de resposta bastante encorajadoras”, sinaliza.
 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519