29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Linfoma de Hodgkin em novos tempos

Hodgkin_lymphoma__1__mixed_cellulary_type_NET_OK.jpgA chegada de um anticorpo droga-conjugado ampliou as opções de tratamento para os pacientes com linfoma de Hodgkin e trouxe uma nova opção como terapia sistêmica do linfoma anaplásico de grandes células T. Esse novo cenário foi apresentado na Hemo 2014, em uma atualização para a comunidade brasileira de oncohematologia.

O mecanismo de ação é inovador e chamou a atenção dos especialistas. “Funciona como um míssil teleguiado”, compara o oncohematologista Marcelo Capra, do Instituto do Câncer Mãe de Deus, em Porto Alegre, que acompanhou a apresentação dos novos agentes durante o congresso de Florianópolis. “Um  anticorpo (Brentuximabe) localiza o alvo presente apenas no tumor (CD30) e, ao ligar-se nele, libera a droga (Vedotim) na superfície da célula de câncer, sem danificar os tecidos saudáveis. O medicamento mostrou-se muito ativo em casos onde outras drogas falharam, o que subsidiou a aprovação na Europa e Estados Unidos, e agora está em teste para estadios mais iniciais da doença”, explica.
 
Em agosto de 2011 o FDA concedeu aprovação acelerada para o uso de brentuximabe-vedotin no tratamento de pacientes com linfoma de Hodgkin que apresentaram recaída após o transplante autólogo. A agência reguladora americana também reconheceu os benefícios desse anticorpo droga-conjugado como terapia sistêmica do linfoma anaplásico de grandes células T, após falha de pelo menos duas linhas de tratamento, em pacientes não elegíveis ao transplante.
 
A decisão do FDA foi baseada nos resultados do estudo multicêntrico de braço único (SG035-0003) que considerou 102 pacientes com Hodgkin com expressão positiva do CD-30 com recidiva após o transplante autólogo. O brentuximab vedotin apresentou taxa de resposta objetiva de 73%, cumprindo o principal desfecho da investigação, com mediana de duração de resposta de 6,7 meses. Taxas de remissão completa foram alcançadas em 32% dos pacientes, com duração mediana de 20,5 meses. A remissão parcial foi verificada em 40% da amostra pesquisada, com mediana de duração de resposta de 3,5 meses.
 
O especialista brasileiro lembra que as neoplasias hematológicas são responsáveis por cerca de 10% dos tumores e sua incidência na população vem aumentando. “Entre os sintomas estão o emagrecimento, febre inexplicada, sudorese, aumento de gânglios linfáticos e alterações em exames de sangue, situação em que o paciente deve ser avaliado pelo médico e, no caso sugestivo de neoplasia hematológica, encaminhado ao especialista”, conclui Capra.

 

 
 
 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519