18042024Qui
AtualizadoQua, 17 Abr 2024 9pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Radioterapia em câncer de mama amplia risco de um segundo câncer, diz estudo

Nota4_ESTRO_Radiotherapy_2_OK.jpgPesquisadores mostraram que entre as mulheres que sobrevivem ao câncer de mama há pelo menos cinco anos, o risco relativo de desenvolver um tumor subsequente no pulmão aumenta 8,5 % a cada Gy entregue durante o tratamento de radioterapia, especialmente em pacientes que fumam.


O estudo foi liderado por Trine Grantzau, do departamento de oncologia clínica do
Aarhus University Hospital, na Dinamarca, e analisou 23.627 mulheres tratadas com radioterapia pós-operatória para câncer de mama inicial, entre 1982 e 2007. Neste grande grupo de mulheres, 151 (0,6%) foram diagnosticadas com um novo câncer de pulmão (grupo de casos) e foram comparadas com 443 mulheres que não desenvolveram câncer de pulmão (grupo controle) .

Um estudo anterior incluindo as mesmas 23.627 mulheres irradiadas estabeleceu a comparação com 22.549 pacientes de câncer de mama não irradiadas. Os resultados demonstraram que o risco de desenvolver câncer de pulmão induzido por radiação foi de cerca de um em cada 200 mulheres submetidas à radioterapia pós-operatória.
Agora, os resultados da pesquisa de Grantzau confirmam que o risco de câncer de pulmão induzido por radiação são baixos, mas existem.

"Estes resultados mostram que existe o risco de câncer de pulmão após a radioterapia para câncer de mama e que este risco está diretamente associado com a dose aplicada de radioterapia ", disse Grantzau. A especialista defendeu a importância de equilibrar a perspectiva de risco com os benefícios já largamente conhecidos da radioterapia no tratamento adjuvante de câncer de mama. “O desafio para os oncologistas e radioterapeutas é reduzir a dose de radioterapia administrada, sempre de modo a evitar os riscos dessa segunda malignidade, sem comprometer a sua eficácia no tratamento do tecido mamário canceroso", acrescentou.

A idade média das mulheres quando foram diagnosticados com câncer de mama foi de 54 anos ea idade média quando um segundo câncer de pulmão primário foi diagnosticado foi de 68 (intervalo 46-90). Setenta por cento dos cânceres de pulmão foram diagnosticados cinco ou mais anos após a radioterapia para câncer de mama. A maioria ( 91%) dos casos de câncer de pulmão foram registrados em mulheres fumantes , enquanto 40 % dos controles eram fumantes.

Os achados desta investigação mostram a importância de monitorar a segurança dos procedimentos de radioterapia para assegurar um bom equilíbrio entre os riscos estimados e os benefícios do tratamento.
"Além disso, os médicos devem continuamente aconselhar pacientes com câncer de mama a abandonar o fumo, a fim de reduzir o risco de desenvolver câncer de pulmão. É importante ressaltar que o risco de contrair um câncer pulmonar induzido por tabaco é muito maior do que o risco induzido pela radioterapia”, completou a pesquisadora. (ESTRO, Abstract nº O-0489)
 

 
 
Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
300x250 ad onconews200519