29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Quimioterapia baseada em platina em pacientes NSCLC performance status 2

A dupla quimioterapia baseada em platina ainda é o tratamento padrão de primeira linha para a maioria dos pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) EGFR tipo selvagem com performance status 0-1.

No entanto, o tratamento de pacientes com PS 2 ainda é controverso. Segundo as atuais diretrizes da ESMO para CPNPC metastático, a quimioterapia de agente único com gemcitabina, vinorelbina e taxanos representa uma opção, e as combinações à base de platina podem ser consideradas como um tratamento alternativo.

Uma meta-análise da literatura de ensaios clínicos randomizados de Fase I - Early Clinical Trials Unit - que compara a quimioterapia dupla à base de platina versus a quimioterapia com agente único, sugere que regimes combinados à base de carboplatina são uma opção de tratamento viável como terapia de primeira linha em pacientes com CPNPC tipo selvagem com performance status 2. Os resultados do estudo desenvolvido por Christian Rolfo, do Antwerp University Hospital, Bélgica, e colegas italianos, foram apresentados na 4 ª Conferência Europeia de Câncer de Pulmão.

A meta-análise procurou revisar todos os ensaios clínicos randomizados que compararam a dupla quimioterapia à base de platina com a terapia de agente único em pacientes com CPNPC e perfomance status 2. Os dados foram coletados no PubMed e na Cochrane Library.

Foram calculadas as respostas globais combinadas para a taxa de sobrevida em um ano, taxa de resposta global (ORR) e toxicidades hematológicas de graus 3 e 4. De 1.367 estudos, cinco ensaios foram selecionados (total de 620 pacientes com CPNPC PS2).

A análise mostrou uma melhoria significativa na ORR (OR: 3,243; 95% CI: 1,883-5,583) e na taxa de sobrevida de um ano (OR: 1,906; 95% CI: 1,281-2,836) favorável ao regime duplo de quimioterapia com platina. Os dados de toxicidade hematológica estavam disponíveis a partir de 4 estudos. Graus 3 e 4 de anemia, neutropenia e trombocitopenia foram observados mais frequentemente em pacientes que receberam platina.

Os resultados indicam que a combinação é uma opção de tratamento viável em terapia de primeira linha para pacientes com CPNPC tipo selvagem com PS2, com desempenho superior à quimioterapia com agente único, tanto em termos de ORR como na taxa de sobrevida, embora tenha sido registrado aumento das toxicidade hematológica severa. Os autores destacaram a necessidade de entender melhor quais fatores induzem a um pior perfomance status para ajudar a selecionar um subgrupo de pacientes que possa tolerar melhor a dupla quimioterapia à base de platina.

Nota9_ELCC_1_OK.jpgMeta-análise baseada na literatura em pacientes PS2

Fluxograma de seleção de trials
© Christian Rolfo














Referência: Abstract 105p: A literature-based meta analysis about the comparison between platinum-based doublet and single agent chemotherapy in PS 2 NSCLC patients

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519