29032024Sex
AtualizadoQui, 28 Mar 2024 7pm

PUBLICIDADE
Daichii Sankyo

 

Coberturas Especiais

Variações regionais e sobrevida global no câncer renal

Fay_Poster_ASCO2017_NET_OK.jpgOs determinantes da saúde variam de acordo com a região geográfica e podem afetar os resultados dos pacientes com câncer renal metastático tratados em ensaios clínicos de terapia-alvo. É o que mostra estudo de Andre Fay (foto) e colegas, apresentado na ASCO 2017.

O estudo considerou uma análise conjunta de pacientes com mRCC tratados em ensaios clínicos de fase II e III. As características clínicas e os dados de sobrevida foram coletados. As análises estatísticas foram realizadas utilizando o método Kaplan-Meier e o teste log-rank em análise univariada.
 
Resultados
 
4736 pacientes foram incluídos na análise. As características dos pacientes variaram de acordo com a região geográfica. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas na sobrevida global ao comparar US / Canadá (USC) com outras regiões: América Latina (LA), Ásia / Oceania / África (AOA) e Europa Oriental. A sobrevida global diferiu entre os pacientes incluídos em ensaios na USC em comparação com a Europa Ocidental (20,3 versus.17,4 meses, respectivamente, HR: 1,15; IC 95%: 1,03-1,3 p = 0,015). Os eventos adversos relacionados com o tratamento de todos os graus (AE) foram relatados com mais frequência na USC. Não houve diferenças significativas nos AE de 3 a 5 anos entre os grupos.
 
Em conclusão, os autores destacam que, apesar das diferentes características da linha de base, a sobrevida global foi semelhante entre a maioria das regiões geográficas. Fatores como a biologia da doença, o acesso aos cuidados, os relatórios de AE ​​e a qualidade dos cuidados podem contribuir para possíveis diferenças nos resultados entre as regiões e precisam ser ainda melhor caracterizados.
 
Poster Board: #261 • Abstract  4583  
Impact of geographic region on overall survival (OS) in patients with metastatic renal cell carcinoma (mRCC): Results from a pooled clinical trials database.
Andre Poisl Fay, MD, PhD - First Author
PUCRS School of Medicine

Leia mais: KAMILLA: TDM-1 no câncer de mama HER2

 
Oncogenética no câncer de ovário platino-resistente
 
Imunoterapia no câncer de células renais metastático
 
Imuno-oncologia: custo e acesso no Brasil
 
Estudo mostra ganho de sobrevida no câncer de cabeça e pescoço
 
Genes de suscetibilidade ao câncer de mama
 
Presença brasileira na ASCO 2017
 
Prevenção e gestão do câncer: um desafio global
 
Presença brasileira na ASCO
 
ASCO 2017

 

Publicidade
ABBVIE
Publicidade
ASTRAZENECA
Publicidade
SANOFI
Publicidade
ASTELLAS
Publicidade
NOVARTIS
Publicidade
INTEGRAL HOME CARE
Publicidade
300x250 ad onconews200519